O Instagram avisa quando tira print? Sim, mas só nestes casos

Artigo mostra casos em que o Instagram notifica os usuários quando alguém tira um print ou faz uma gravação de tela de fotos, vídeos e mensagens

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 4 meses
Aviso do Instagram em print de foto enviada por DM (imagem: Emerson Alecrim/Everton Favretto/Tecnoblog)
Aviso do Instagram em print de foto enviada por DM (imagem: Emerson Alecrim/Everton Favretto/Tecnoblog)

Tirar um print no Instagram permite registrar rapidamente o que é visto na tela ao usar o app da rede social. O serviço só avisa quando alguém faz uma captura da tela de mensagens temporárias enviadas em conversas pelo Instagram Direct.

Para os demais conteúdos da plataforma, como Stories, publicações e mensagens convencionais, o Instagram não envia uma notificação ou aviso sobre o print ou gravação de tela.

Entenda, a seguir, como funciona o aviso de prints de mensagens do Instagram.

Como ver quem tirou print no Instagram

Além de notificações, o Instagram mostra avisos dentro dos chats na DM para informar quando o destinatário tira print de conversas privadas. Abaixo, explicamos como identificar estes sinais.

Print em fotos e vídeos temporários no Instagram

O Instagram notifica o autor da mensagem quando alguém tira print em fotos e vídeos enviados com visualização única pela DM. Para saber se alguém printou as mídias que você enviou, basta procurar pelo aviso na cortina de notificações do seu celular.

Notificação de print de foto enviada via DM no Instagram (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

As imagens temporárias ficam protegidas dentro de um balão com o texto “Foto”, pois fazem parte de um recurso de privacidade do Instagram.

Além da notificação push, o balão da foto ou vídeo temporário mostra um ícone com traços em formação circular para indicar que aquele conteúdo foi capturado ou gravado pelo destinatário.

A rede social também alerta sobre a captura de tela se ela for feita quando a opção “Permitir repetição” está ativada para possibilitar que a foto ou o vídeo seja visto mais de uma vez.

Símbolo de imagem que recebeu captura de tela via DM do Instagram (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

O Instagram não avisa se você fizer print de uma foto ou vídeo enviado via DM com o modo “Manter no bate-papo” ativado. Tais mensagens não ficam escondidas em balões no chat.

Print de mensagens temporárias no Instagram Direct

O Instagram avisa ao remetente quando alguém faz print ou gravação de tela em conversas de texto com o modo temporário ativado na DM.

O aviso aparece na área em que as mensagens são trocadas, tanto para quem faz o print quanto para a outra pessoa. Porém, o Instagram não envia notificações push sobre capturas de tela feitas com mensagens temporárias.

Aviso de screenshot em conversa temporária via DM do Instragram (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

O Instagram notifica print nos Stories?

O Instagram não avisa quando você tira print ou faz gravação de tela de um story, mesmo se esse conteúdo for exibido apenas para os contatos inseridos na lista “Amigos Próximos”. Apenas fotos, vídeos e textos enviados em mensagens temporárias do Instagram disparam o aviso de print quando uma captura é feita pelo destinatário.

É possível apagar ou esconder a notificação de print do Instagram?

Não. Após tirar print de uma mensagem temporária no Instagram, não é possível reverter a ação para remover a notificação ou o aviso sobre a captura de tela. O aviso continuará sendo exibido por ser um dos recursos de privacidade do Instagram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados