Chrome consumindo muita memória? Saiba como otimizar o uso da RAM pelo navegador
O Google Chrome usa uma arquitetura que executa cada aba do navegador como um processo separado, exigindo mais recursos do computador durante o uso de múltiplas abas
O Google Chrome usa uma arquitetura que executa cada aba do navegador como um processo separado, exigindo mais recursos do computador durante o uso de múltiplas abas
Há algumas ações que ajudam a diminuir o consumo de memória do Chrome. O navegador do Google oferece modos nativos de economia de RAM e energia, além de permitir o uso de extensões que desativam processos em segundo plano de guias inativas.
O alto consumo de RAM do Google Chrome ocorre porque o navegador executa cada guia, extensão e plugin em processos separados. Essa arquitetura aumenta a segurança e estabilidade durante a navegação, mas exige mais recursos de memória do computador.
A seguir, veja três formas de diminuir o consumo de memória do Chrome.
Abra o navegador Google Chrome no seu PC e toque em “Mais”, ícone de três pontos no canto superior direito da tela, para visualizar um menu de opções.
Clique em “Configurações” para abrir uma guia com as configurações do navegador Chrome.
Clique na opção “Desempenho”, no canto esquerdo da tela, para ver mais opções de configurações.
Desça a tela até encontrar a seção “Memória” e ative a chave ao lado da opção “Economia de memória”. Esse recurso é essencial se você notar o Chrome consumindo muita memória do seu PC.
Importante: se o recurso estiver ativado, pule para o passo seguinte.
Marque a opção de configuração do navegador que consome menos RAM durante o uso conforme as suas necessidades:
Visite a página da extensão “Tab Suspender” na Chrome Web Store e clique no botão “Usar no Chrome” para fazer download. Em seguida, na janela pop-up, clique em “Adicionar extensão” para concluir a instalação no navegador do Google.
Essa ferramenta permite que você selecione as guias que devem ficar inativas durante a navegação. Sendo uma ótima solução para quando você perceber o notebook usando muita memória.
Clique no menu de Extensões, ícone de quebra cabeça no canto superior direito do navegador, após a instalação. Então, busque pelo Tab Suspender na lista de extensões e clique no ícone de alfinete (pin) para fixar a ferramenta no Chrome.
Ao notar que uma guia do Google Chrome está consumindo muita RAM, clique no ícone do Tab Suspender na área de extensões. Depois, selecione a opção “Suspend this tab now” (“Inative essa guia agora”, em tradução livre).
Para reativar a guia pelo Tab Suspender basta clicar na tela ou atualizar a página.
Abra o Google Chrome no seu PC e clique no botão “Mais”, ícone de três pontos no canto superior da tela, para abrir um menu de opções do navegador.
Clique em “Configurações” para encontrar mais opções do navegador do Google.
Clique em “Desempenho”, no menu no canto esquerdo da tela, para ver mais opções de performance do navegador.
Desça a tela de configurações de desempenho do Chrome até encontrar a seção “Energia”. Então, ative a chave ao lado da opção “Economia de energia”.
Importante: se esse recurso para economia de energia estiver ativo, pule para o próximo passo.
Selecione uma das opções disponíveis para a economizar a energia do PC durante o uso do navegador:
A função de economia de memória do Google Chrome suspende as guias que não estão em uso para diminuir o consumo de RAM. Essa medida otimiza o desempenho do navegador e do computador, prevenindo lentidão e travamentos.
A guia suspensa é rapidamente reativada e recarregada assim que a pessoa clica nela novamente. Então, o navegador volta a utilizar os recursos da máquina enquanto a pessoa está acessando a página.
O Chrome é um dos navegadores web que mais consome memória RAM devido aos seguintes fatores:
Sim, você pode verificar o uso da memória RAM no Chrome ao usar o comando Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas do navegador. A ferramenta lista todas as guias, extensões e processos ativos e o respectivo consumo de memória.
Além disso, as versões mais recentes do Chrome exibem o consumo de RAM ao passar o mouse sobre uma guia. Uma caixa de informações mostra a quantidade específica de memória que está sendo usada, permitindo identificar as que consomem mais recursos.
Sim, o Google Chrome geralmente consome mais memória RAM do que concorrentes como Microsoft Edge, Safari e Firefox. Ele se torna o navegador menos eficiente nesse quesito porque executa cada guia como um processo separado, visando estabilidade.
No entanto, o Google está sempre implementando melhorias no navegador. Por isso, é essencial atualizar o Google Chrome frequentemente, pois as versões mais recentes incluem novos recursos que ajudam a otimizar o uso de RAM durante a navegação.
Sim, há algumas ações que ajudam a otimizar o consumo do processador do PC ao navegar usando o Google Chrome. Por exemplo, reduzir o número de guias abertas e usar extensões essenciais pode melhorar o desempenho da máquina.
Você também pode deixar o Chrome mais rápido ao gerenciar as extensões que não estão em uso e limpar regularmente o cache e os cookies. Essas ações simples ajudam a diminuir a carga da CPU, impactando positivamente no desempenho geral da máquina.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}