Como a Apple consegue buscar um iPhone offline

O app Buscar da Apple permite localizar um iPhone offline; veja como funciona e quais dispositivos são compatíveis

Ronaldo Gogoni Amanda Machado
Por e

O app Buscar (Find My) da Apple permite encontrar iPhones e outros dispositivos da marca mesmo sem conexão com a internet, por meio de uma rede própria. Esse recurso, porém, não é compatível com todas as versões do iOS. Veja, a seguir, quais iPhones podem ser localizados offline, e como é o mecanismo utilizado pela Apple para rastrear os aparelhos.

Alto-falante e porta Lightning do iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como a Apple consegue buscar um iPhone offline (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ao ativar o app Buscar no iPhone, é possível rastrear a localização do aparelho por meio de um mapa. Os dispositivos, a partir do iPhone 11, com iOS 13 ou posterior adicionados à rede do app Buscar também podem ser localizados via Bluetooth, na ausência de uma conexão com a internet.

Para isso, é utilizado um sistema chamado “localização por crowdsourcing”, onde o dispositivo em posse do usuário envia um sinal para dispositivos Apple próximos até a última posição conhecida do gadget perdido ou subtraído, mesmo que estes não pertençam ao usuário.

Além disso, se o dispositivo estiver com um nível de bateria muito baixo, a localização do aparelho é enviada automaticamente à Apple. De acordo com a empresa, o sinal é criptografado de ponta a ponta e completamente anonimizado, de modo a proteger a privacidade de todos os dispositivos e usuários envolvidos.

dispositivos rede app buscar apple
App Buscar da Apple (Imagem: Reprodução / Apple)

Outros dispositivos Apple podem ser encontrados pelo Buscar?

Sim, o Buscar consegue rastrear, além do iPhone, iPad, iPod e Mac, mesmo offline. Nesses outros aparelhos, o app é compatível com iPadOS 13, macOS Catalina ou superior instalado.

AirPods, Apple Watch ou outro produto Beat compatível, que estiverem emparelhados com o iPhone, serão configurados automaticamente quando ativar a opção Buscar iPhone. Para esses aparelhos, o Buscar também precisa estar ativado para poderem ser encontrados quando estão desativados ou desconectados.

AirTags e produtos de terceiros que são compatíveis e registrados com o ID Apple também podem ser encontrados pelo Buscar, a partir do iOS 14.5, iPadOS 14.5 e macOS Big Sur 11.1. O modelo mais recente da carteira de couro com MagSafe para iPhone possui um chip NFC que possibilita o uso do app Buscar para localizar, ativar modo perdido e enviar notificação se ela se soltar do dispositivo.

iPad Air 5 (Apple M1) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
iPad Air 5 (Apple M1) (Imagem: Darlan Helder / Tecnoblog)
Posso rastrear um iPhone desligado?

A partir do iOS 15, a rede do aplicativo consegue rastrear um iPhone desligado por até 24h ou por até cinco horas se estiver em modo de economia de energia. No entanto, também é preciso ter um iPhone 11 ou modelos superiores.

Meu aplicativo Buscar não está ativado, e agora?

Se o aplicativo Buscar estiver desativado, infelizmente não será possível usar o recurso para localizá-lo. No entanto, é importante seguir algumas atitudes de segurança.

É possível rastrear um iPhone por um dispositivo Android?

Sim, é possível localizar um Iphone pelo Android tanto pelo recurso Buscar da Apple quanto pelo Google Maps.

Com informações: Apple 1, 2 e 3.

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Amanda Machado

Analista de Conteúdo

Amanda Machado é jornalista formada pela Universidade Norte do Paraná. Trabalhou por três anos como produtora de conteúdo online nas áreas de marketing digital, mercado online e lojas virtuais. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia, produção de conteúdo e estratégias digitais. Entrou para o Tecnoblog em 2021, como analista de conteúdo.

Relacionados

Relacionados