Como abrir uma guia anônima no Google Chrome pelo PC ou celular

Recurso pode ser usado para evitar que o Chrome registre todo seu histórico de navegação, principalmente em dispositivos compartilhados

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 4 meses
Ilustração com a interface do Google Chrome
Google Chrome (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Usar a guia anônima no Google Chrome permite que você navegue na web de forma privada. Essa funcionalidade é importante por evitar que o navegador armazene histórico, cookies e dados de formulários, garantindo um uso mais discreto e seguro, especialmente em computadores compartilhados.

No entanto, é importante notar que, embora a navegação anônima ajude a manter sua atividade de navegação privada no seu dispositivo local, ainda é possível que sites e serviços online possam rastreá-lo de outras maneiras. Portanto, a navegação anônima é uma medida básica de privacidade, mas não garante total anonimato na internet.

O modo anônimo do Chrome pode ser usado no PC, Android ou iPhone. Entenda como a seguir.

Como entrar no modo anônimo do Chrome pelo PC

Clique no menu de três pontos no canto superior direito e selecione a opção “Nova janela anônima” para ativar o modo anônimo do Chrome no PC.

Tela de início do Google Chrome com a opção de abrir uma nova janela anônima.

Como abrir uma guia anônima do Chrome no Android

Também é possível usar a navegação anônima no celular. No canto superior direito, toque no menu de três pontos e selecione “Nova guia anônima” para entrar no modo privado do Chrome no Android.

Tela de início do Chrome no Android com a opção de abrir uma nova guia anônima.

Como ativar o modo anônimo do Chrome no iPhone

Já no iPhone, para abrir uma guia anônima no Chrome, acesse o menu de três pontos no canto inferior direito e selecione “Nova guia anônima”.

Tela de início do Chrome no iOS que mostra a opção de exibir uma nova guia anônima.

Posso usar teclas de atalho para navegar com privacidade no Chrome?

Sim, o Google Chrome permite que o usuário abra uma guia anônima do navegador pelo atalho “Ctrl + Shift + N“. Pressione as três teclas simultaneamente para abrir uma nova janela privada.

É possível ativar a janela anônima em outros navegadores?

Navegadores como Safari e Firefox também oferecem o recurso de guia anônima. Para entrar no modo anônimo do Firefox é necessário pressionar as teclas “Ctrl + Shift + P”. Já para ativar a Navegação Privada no Safari é necessário abrir o navegador, selecionar o menu de abas e clicar na opção “Privado”.

O modo anônimo do Chrome salva meu histórico de navegação?

Não, o modo incognito do Google Chrome deixa de salvar seu histórico, além de não armazenar cookies, permissões concedidas a sites ou informações inseridas em formulários. De acordo com o Google, todos esses dados são apagados após fechar a guia anônima.

Quais informações ficam salvas ao usar o modo anônimo do Chrome?

De acordo com o Google, algumas informações podem ser armazenadas e fornecidas pelo navegador, como sua localização, por exemplo. Confira abaixo para quem sua atividade no Chrome ainda pode estar visível.

  • Sites que você visita, incluindo os anúncios;
  • Sites em que você fez login;
  • Seu empregador, escola ou quem administra a rede;
  • Seu provedor de acesso à Internet;
  • Mecanismos de pesquisa.

Além disso, sites e provedores de internet ainda terão acesso ao seu endereço IP e sua identidade, caso tenha feito login em algum serviço. Ou seja, usar o modo anônimo do Chrome não significa estar completamente em anonimato na internet. Entretanto, é um recurso que pode ser útil no dia a dia.

Quando acessamos um site sem usar o modo anônimo, o navegador automaticamente salva todo o nosso histórico de acesso. Para apagar as informações é preciso limpar os dados de navegação do Chrome nas configurações do app. Ao usar o modo privado, não é necessário fazer a exclusão manual de informações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Browser (navegador) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados