TB Responde Aplicativos e Software

Como acompanhar a apuração das Eleições 2022

Aplicativo do TSE permite acompanhar a apuração das Eleições 2022, em tempo real; veja como funciona

Leandro Kovacs
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Em outubro acontece as Eleições 2022, onde os brasileiros vão eleger: presidente da república, governador, senador, deputado federal e estadual. A partir do encerramento da disputa e o início da contagem dos votos, é possível acompanhar a apuração das Eleições 2022, em tempo real, pelo aplicativo “Resultados”. Essa é a ferramenta oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite aos eleitores observarem o progresso até o resultado. Veja mais detalhes abaixo.

Urna eletrônica
Como acompanhar a apuração das Eleições 2022. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O aplicativo “Resultados”

O aplicativo “Resultados” está disponível para Android e iOS, e basta pesquisar por ele na Google Play ou App Store. Ele mostra os resultados das eleições a partir de 2020 e você pode usá-lo da seguinte maneira:

Primeiros passos

Abrindo o app pela primeira vez, as primeiras telas dão os avisos iniciais. A aceitação do termo para o bom uso do aplicativo encerra esse primeiro contato. Na sequência, permita o acesso à localização. Ao conceder essa permissão, o aplicativo já puxa a sua localização e abre a página inicial com a sua cidade e as informações da última eleição.

Demais cargos

Descendo um pouco a página, você encontrará informações de “Demais cargos”, listados ali. Basta clicar no que deseja para ver os números da votação e os resultados de cada candidato.

screenshot aplicativo resultados demais cargos

Totalização

Na aba “Totalização”, para ambos os cargos, estarão disponíveis gráficos com a quantidade percentual do eleitorado apurado, total de seções, gráficos de comparecimento e abstenção, além dos votos válidos, nulos e brancos.

screenshot totalização app resultados

Favoritos

A aba “Favoritos” é o local onde ficam os candidatos salvos por você, aqueles que são a sua aposta para a eleição.

screenhot favoritos app resultados

Outros recursos

Pesquisa

No canto superior esquerdo, no campo de busca com um ícone de lupa, você consegue pesquisar os candidatos pelo nome.

Mudança de local

Na página inicial do aplicativo, também na parte superior esquerda, é possível trocar a sua localização, caso queira ver a votação de outro município.

Outras eleições

No filtro no canto superior direito, você consegue acessar o resultado de outras eleições. Lembrando que o aplicativo mostra apenas as eleições a partir de 2020.

Informações sobre os candidatos

É possível ver todas as informações de cada candidato. Ao clicar nele e em “Ver mais detalhes” na parte inferior da tela, você é redirecionado a uma página com todos os dados da pessoa como nome completo, escolaridade, gastos com a eleição e propostas, por exemplo.

screenshot candidatos app resultados
A partir de qual momento posso ver a apuração no aplicativo?

Após a votação que se encerra às 17h do horário de Brasília, os usuários do aplicativo poderão acompanhar a contagem dos votos, em tempo real. Também é possível acompanhar o andamento dos resultados em outros estados e municípios.

Como ver a quantidade de votos de cada candidato?

No próprio aplicativo “Resultados” é possível acompanhar a quantidade de votos que cada candidato teve.

Como é feita a apuração das urnas?

Após a votação na urna eletrônica brasileira, os votos chegam à Justiça Eleitoral por uma rede de comunicação exclusiva da Receita Eleitoral. Em lugares remotos, a transmissão é feita por satélite. Todos os dados passam por uma série de certificações de segurança antes de serem totalizados, além disso, são conferidos se os dados foram gerados pela urna que deveria pertencer. Após somar todos os dados, é feita a totalização dos votos e a divulgação dos resultados.

Posso acompanhar a apuração por outro lugar?

O TSE também possui o aplicativo “Boletim na Mão”, em que qualquer cidadão pode ter uma cópia digital dos resultados da seção eleitoral. Com o encerramento da votação, a urna eletrônica imprime um relatório (o Boletim de Urna) que traz o total de votos recebidos pelos candidatos e também outras informações. O app faz a leitura do QRCode desse boletim e guarda a imagem no dispositivo móvel.

Quando os candidatos eleitos tomam posse?

Os eleitos para os cargos de presidente e governador tomam posse em primeiro de janeiro de 2023. Os demais cargos em primeiro de fevereiro de 2023.

Como ver o resultado das eleições anteriores?

No aplicativo “Resultados”, você pode ver o dados das eleições a partir de 2020. No entanto, no site do Tribunal Superior Eleitoral, em “Eleições anteriores”, você tem acesso às informações desde o ano 1965.

Com informações: TSE 1, 2, 3, 4 e TRE – PI.

Esse conteúdo foi útil?

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque