Como agrupar no Word (Imagem: Sara Tordo/Pixabay)
Como agrupar no Word (Imagem: Sara Tordo/Pixabay)

É possível agrupar imagens e formas no Word, o software que faz parte do pacote Office da Microsoft. Sendo assim, ao fazer o agrupamento dos itens, é permitido executar diversas ações a todos de uma vez, como se fossem apenas um. Você pode, por exemplo, mover, girar e inverter os objetos unidos. 

Tempo necessário: 5 minutos

Além disso, alguns atributos do grupo também podem ser modificados: mude a cor, adicione um preenchimento ou aplique um efeito. Siga os passos e veja como agrupar no Word. Logo em seguida, veja também como desagrupar as formas e imagens.

  1. Adicione as formas ou imagens ao documento:

    Primeiramente, insira as imagens ou formas que deseja agrupar. Para isso, no menu principal do Microsoft Word, clique em “inserir”. Logo depois, clique em “imagens” ou “formas”. Neste exemplo as formas serão usadas;
    Insira as formas ou imagens no documento (Imagem: Reprodução/ Microsoft Word)

  2. Selecione as formas ou imagens para agrupá-las:

    Mantenha a tecla “CTRL” do teclado pressionada, enquanto seleciona cada forma que vai fazer parte do agrupamento. Ao fazer a seleção, uma aba para editar as características da forma é exibida ao lado da opção ajuda. Clique em “forma de formato” ou opção semelhante para acessar o menu “organizar”. Logo após, clique em “agrupar” e, depois, em “agrupar” novamente”;
    Mantenha a tecla "CTRL" pressionada (Imagem: Reprodução/Microsoft Word)

  3. Edite as características da forma ou imagem agrupada:

    Agora, você pode fazer a mesma ação — mover, girar, inverter, mudar a cor, entre outras — com todas as formas, como se ela fosse uma só. Faça as edições necessárias;
    Mude os atributos das formas agrupadas (Imagem: Reprodução/Microsoft Word)

  4. Desagrupe as formas ou imagens:

    É possível desagrupar as formas ou imagens, caso queira, posteriormente. Ou seja, desfazer a conexão entre os itens agrupados, para que possam ser movidos de forma individual. Para fazer isso, clique na seta de opções do menu “organizar”. Em seguida, clique em “agrupar” e, por fim, em “desagrupar”.
    Saiba desagrupar as formas no Word (Imagem: Reprodução/Microsoft Word)

Vale destacar que há outros caminhos para encontrar a opção “organizar”. No menu principal, você pode seguir o caminho: “layout”, “organizar” e “agrupar”. Caso ainda tenha dificuldade de encontrar a opção, também é possível usar a barra de pesquisa da Microsoft, que fica na parte superior da tela. Digite “agrupar” na barra de busca para acessar a ferramenta.

Com informações de: Microsoft 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Relacionados