Como assistir à Copa do Mundo 2022 no streaming e na TV

Globo transmite a Copa do Mundo na TV, mas não mantém exclusividade na internet; veja onde assistir aos 64 jogos do campeonato

Paula Alves
Por

Dia 20 de novembro se inicia a Copa do Mundo 2022, um dos eventos esportivos mais aguardados do mundo, realizado este ano no Catar. Se você pretende acompanhar os jogos de perto e torcer muito pelo Brasil, vale a pena se inteirar dos canais de TV e streamings em que será possível assistir às partidas. Abaixo, trouxemos todas essas informações e tiramos as principais dúvidas sobre a transmissão do campeonato.

Como assistir à Copa do Mundo 2022 no streaming e na TV / Photo by Gustavo Ferreira on Unsplash
Homem com camiseta da seleção assistindo a um jogo de futebol (Imagem: Photo by Gustavo Ferreira on Unsplash)

Se você quer aproveitar a tela da sua smart TV para ver os jogos no tamanho que eles merecem, há duas opções: a TV Globo, na TV aberta, ou os canais do SporTV (SporTv, SporTV 2 e SporTV 3), na TV fechada. Todos eles fazem parte do grupo Globo, detentor exclusivo dos direitos de transmissão do campeonato na TV.

Como assistir à Copa do Mundo 2022 pela internet

No digital, a Globo também vai marcar presença na transmissão da Copa, porém não com exclusividade.

Por meio do Globoplay, os torcedores poderão assistir aos jogos da Rede Globo mesmo sem serem assinantes da plataforma, necessitando apenas de uma conta Globo (criada gratuitamente).

O mesmo, no entanto, não acontece com as partidas transmitidas nos canais do SporTV, que poderão ser conferidas no serviço apenas por assinantes do pacote Globoplay + canais ao vivo ou por assinantes de operadoras parceiras de distribuição do SporTV.

Globoplay
Globoplay (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Afora o serviço da Globo, vale lembrar que os canais do SporTV também estão disponíveis para clientes de outras plataformas. São elas o DirecTV Go, o Vivo Play (streaming para assinantes da Vivo), o Oi Play (streaming da Oi), e o Claro TV+ (plataforma exclusiva para clientes da Claro).

SporTV conta com três canais regulares

Vale lembrar que além do próprio SporTV, os canais SporTV 2 e SporTV 3 também serão dedicados à cobertura da Copa do Mundo 2022, transmitindo os 64 jogos do campeonato ao vivo e apresentando programas especiais sobre a competição.

Como assistir TV usando sintonizador no celular

Se você está sem acesso à internet e longe da sua TV, ainda há solução. É possível assistir aos jogos da Copa do Mundo 2022 pela Rede Globo ou pelos canais da SporTV, usando um sintonizador de TV digital para o celular.

Para isso, é preciso achar um dispositivo compatível com o seu smartphone, como explicamos nesse texto aqui. Depois, o receptor pode ser facilmente conectado ao aparelho e usado mesmo sem internet, ainda que muitos dependam do download gratuito de um aplicativo.

Usando celular. Foto: terimakasih0/Pixabay
Desconecte dispositivos desnecessários (Imagem: terimakasih0/Pixabay)

Direitos de transmissão digital

Como este ano a transmissão pela internet não é exclusiva da Globo, outras plataformas de streaming e de IPTV podem adquirir o direito da cobertura da Copa.

Até o momento, nenhum acordo foi oficializado, mas há especulações em torno do FIFA+, streaming oficial da FIFA lançado em abril deste ano e já disponível no Brasil, e também na rede social TikTok, que há algum tempo vem investindo em transmissões de partidas de futebol.

Como será a transmissão da Copa

A Globo já confirmou que transmitirá as partidas em 4K, se aproveitando da baixa latência e alta velocidade ofertados pelo 5G. A tecnologia, inclusive, promete ajudar a tornar esse conteúdo de qualidade mais acessível à população, propiciando um ambiente móvel mais estável para os usuários.

Isso quer dizer que, além de imagens ultra-definidas e uma experiência mais imersiva, também podemos esperar uma conexão muito mais estável, sem indisponibilidade de conteúdo ou que fica carregando a todo momento.

Texto em produção

Este artigo reúne informações divulgadas até o momento sobre a Copa do Mundo 2022, podendo ser atualizado com novidades.