Como calcular dias úteis no Excel

Aprenda a calcular no Excel a quantidade de dias úteis de um determinado período, excluindo feriados, caso eles existam

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pessoa digitando em notebook. (Imagem: Christin Hume/Unsplash)
Pessoa digitando em notebook (Imagem: Christin Hume/Unsplash)

Se você precisa calcular os dias úteis de um determinado período, ou seja, a quantidade de dias que existem de uma data a outra, excluindo seus finais de semana, é possível fazer isso no Excel usando a função NETWORKDAYS (DIATRABALHOTOTAL). Por meio dela é possível fazer esse cálculo de maneira certeira, inclusive excluindo feriados, caso eles existam. Veja abaixo o passo a passo desse comando e aprenda como replicá-lo em seu arquivo.

Antes de explicar como usar a fórmula DIATRABALHOTOTAL no Excel é importante que você confira se sua planilha contém todas as informações necessárias para o uso dessa função. São elas: a data de início do intervalo que será analisado; a data de término desse período e a data dos feriados que existem no período analisado, caso eles existam.

Cada uma dessas informações deve constar em uma célula isolada da planilha e estar formatada da seguinte maneira: DIA/MÊS/ANO, com o ano completo, sem abreviações. Além disso, no caso de haver mais de um feriado no período analisado, cada uma dessas datas deve aparecer em uma célula sozinha.

Como calcular dias úteis no Excel

Tempo necessário: 5 minutos

Dito isso, confira abaixo como calcular no Excel os dias úteis de um determinado período, primeiramente sem levar em conta seus feriados:

  1. Escolha a célula e insira a fórmula:

    Clique sobre a célula em que deve constar o cálculo final e cole a fórmula =DIATRABALHOTOTAL(A2;A3). Nessa fórmula, o valor A2 substitui a localização da célula em que consta o início do período analisado, enquanto o valor A3 substitui a localização da célula em que consta o final do período analisado;Como calcular dias úteis no Excel / Microsoft / Reprodução

  2. Ajuste ao seu número:

    Na fórmula =DIATRABALHOTOTAL(A2;A3) substitua o valor A2 pela célula com a data de início do intervalo. No caso do nosso exemplo, a data 04/10/2021, localizada em A4. Já o valor A3 deve ser substituído pela célula com a data de término do intervalo. No caso do nosso exemplo, a data 04/12/2021, localizada em B4. A fórmula, portanto, deve ficar assim =DIATRABALHOTOTAL(A4;B4);

  3. Dê Enter:

    Feito isso, aperte a tecla Enter e veja o número correto aparecer. No caso do exemplo será o 45, já que essa é a quantidade de dias úteis que existem entre 04/10/2021 e 04/12/2021, sem excluir feriados.Como calcular dias úteis no Excel / Microsoft / Reprodução

Como calcular dias úteis com feriados

  1. Se você deseja saber o número de dias úteis, excluindo os feriados do período, clique sobre a célula em que deve constar o cálculo final e cole a fórmula =DIATRABALHOTOTAL(A2;A3;A4:A6), em que A4 e A6 substituem a localização de linha e coluna das células em que constam as datas dos feriados.

    Repare que diferente de serem separadas por ponto e vírgula, assim como a data de início e término do período avaliado, elas são separadas por dois pontos. Na fórmula apresentada há apenas dois valores de feriados, mas é possível acrescentar quantos forem necessários (sempre os separando por dois pontos) de acordo com a quantidade de células com feriados que você possui.
  2. Após colar a fórmula, substitua os valores pelas células de início de período avaliado; final de período avaliado e feriados da sua planilha. No caso do nosso exemplo, a fórmula deve ficar da seguinte maneira: =DIATRABALHOTOTAL(A4;B4;C2:C3).
  3. Aperte a tecla Enter e veja o número correto aparecer. No caso do exemplo será o 43, já que essa é a quantidade de dias úteis que existem entre 04/10/2021 e 04/12/2021, levando em conta os feriados do intervalo.
Como calcular dias úteis no Excel / Microsoft / Reprodução
Como calcular dias úteis no Excel, levando em conta feriados / Reprodução / Microsoft

Com informações: Support Microsoft

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados