Como cancelar a linha telefônica de um falecido

É possível cancelar a linha telefônica de um falecido na loja física da operadora, por telefone ou pela internet, dependendo do plano contratado

Wagner Pedro Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 4 meses
Pessoa segurando um celular (Imagem: Pexels/Pixabay)
Operadora disponibilizam diversos canais para cancelamento de linha de um usuário falecido. (Imagem: Pexels/Pixabay)

As principais operadoras do país (TIM, Vivo, Claro e Oi) permitem que os familiares cancelem a linha telefônica de um falecido. A solicitação pode ser feita em poucos minutos e, após a verificação dos documentos, o número deixa de ser vinculado ao ente querido. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso.

TIM

Se a linha for pré-paga, é necessário ir a uma loja física da TIM para apresentar a certidão de óbito e solicitar o cancelamento. Outro método mais simples consiste em deixar de realizar recargas, assim a linha é cancelada automaticamente em 180 dias.

Para linhas pós-pago ou controle, o parente deve ligar para *144, solicitar o cancelamento com o atendente e enviar a certidão de óbito por e-mail, carta ou entregar na loja TIM mais próxima de sua casa. Assim como no pré-pago, também é possível ir uma loja física para cancelar a linha.

Vivo

O cancelamento na Vivo é feito mediante a confirmação de dados do cliente — nome completo, número da linha, CPF e apresentação da certidão de óbito.

A solicitação pode ser realizada de três formas: acessando a área de atendimento no site da empresa, pelo número 10315 ou em uma loja física.

Claro

O parente precisa encaminhar seu RG, CPF e a certidão de óbito do ente familiar para o seguinte e-mail: documentosobito@claro.com.br. Após o recebimento dos dados, a Claro responderá a solicitação de cancelamento da linha em até 5 dias úteis.

O solicitante também pode cancelar a linha em uma loja física da operadora. Nesse caso, ele deve apresentar os mesmos documentos citados acima.

Oi

O cancelamento da linha pode ser feito ligando para a central de relacionamento da Oi (*144 de outra linha Oi ou 1057 de qualquer telefone). Para iniciar a solicitação, o parente deve confirmar os dados da pessoa falecida — nome, CPF e RG — e apresentar a certidão de óbito.

Perguntas frequentes

O que fazer se não conseguir cancelar a linha telefônica com a operadora?

Caso o usuário tenha algum problema no cancelamento do número de um ente falecido, ele pode entrar em contato com a operadora pelos canais de ouvidoria nos telefones 0800 882 0041, para TIM; 0800 701 0180 para Claro; e 0800 775 1212, para Vivo. Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h, exceto em feriados nacionais.

Qual o processo de cancelamento para quem era cliente da Oi?

A migração dos usuários da Oi Móvel para outra operadora já está em andamento, e deve ser concluída até o 1º trimestre de 2023. Se seu número já foi migrado, o cancelamento deve ser feito diretamente com a empresa que recebeu a transferência da linha telefônica.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Oi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados