Como cancelar uma reserva no Airbnb
Veja como cancelar uma reserva no Airbnb, qual é a política de cancelamento da empresa e como funciona o reembolso para os hóspedes
Veja como cancelar uma reserva no Airbnb, qual é a política de cancelamento da empresa e como funciona o reembolso para os hóspedes
Mesmo se a sua reserva já estiver aprovada pelo anfitrião, o Airbnb permite fazer o cancelamento, assim como de solicitações que ainda não foram confirmadas. Veja, a seguir, como cancelar uma reserva no Airbnb, quais são as políticas de cancelamento do aplicativo, no que consiste o cancelamento por força maior e a política de reembolso que os usuários têm direito.
Tempo necessário: 3 minutos
O cancelamento de uma reserva pode ser feita pelo aplicativo oficial do Airbnb, assim como pelo computador ou navegador do celular:
No app ou no site, acesse a sua conta e clique em “Viagens”;
As suas reservas aparecerão logo no início da tela, clique na que deseja cancelar;
Role a tela e clique na opção “Cancelar reserva”; selecione o motivo e clique para confirmar o cancelamento.
Cada anfitrião estabelece a sua própria política de cancelamento que fica disponível no anúncio do imóvel, por essa razão, ela pode variar de um para outro. No entanto, a política do anfitrião deve seguir um dos quatro modelos definidos pelo Airbnb, que são:
A política de causas de força maior se aplica a cancelamentos de reservas devido a eventos imprevistos, que estão fora do controle do hóspede. Os eventos cobertos por essa política do Airbnb envolvem:
Sobre a Covid-19, desde 31 de maio de 2022 o Airbnb não cobre mais a pandemia do coronavírus por essa política de cancelamento.
Para fazer esse tipo de cancelamento, é preciso ter todos os documentos necessários que comprovem a necessidade da suspensão da reserva. Na sequência, selecione o cancelamento informando que possui uma “Causa de força maior”. Depois, basta entrar em contato com o Airbnb para conseguir os próximos passos.
Como já citado acima, o reembolso segue a política de cancelamento escolhida por cada anfitrião. Dependendo da política, o hóspede pode conseguir o reembolso integral.
O reembolso integral também se aplica ao cancelamento devido à causa de força maior e ao cancelamento coberto pela política de reembolso e remarcação de reserva, que engloba cancelamentos feitos pelo anfitrião e problemas de viagem devidamente comprovados, como acomodações inabitáveis.
Para conseguir o reembolso devido à Covid-19, o hóspede deve apresentar atestado médico ou comprovar que se expôs à doença, faltando 14 dias ou menos para o check-in.
Segundo o Airbnb, o prazo para o reembolso não é imediato, mesmo o estorno sendo feito no exato momento do cancelamento. Além disso, cupons não são reembolsáveis, assim como taxas de serviço da reserva, se o cancelamento for feito após o período de reembolso gratuito.
Sim e o caminho é o mesmo do tutorial apresentado neste texto. Além disso, pelo fato da reserva não ter sido aceita, ela não se encaixa à política de cancelamento do anfitrião, ou seja, é sem custo e com reembolso integral.
Pode sim. Nesse caso, a empresa recomenda ao hóspede falar com o anfitrião no Airbnb para discutirem a melhor solução. Caso seja necessário solicitar o reembolso, o pedido deve ser feito em até 24h e o Airbnb pode ajudar com a situação.
Tem, sim, seguindo o mesmo passo a passo do tutorial deste texto. Você consegue alterar a data e a quantidade de hóspedes.
Com informações: Airbnb.