Como capturar e editar prints e gameplays do Nintendo Switch [Guia completo]
Aprenda a fazer, editar e exportar capturas de tela ou gravações do Nintendo Switch para a rede social, computador ou smartphone

O Nintendo Switch permite capturar a tela (tirar um print) ou gameplay de vários jogos, para que depois o jogador salve ou publique em suas redes sociais. É uma boa forma de compartilhar momentos ou pedir dicas para amigos e desconhecidos. Os arquivos salvos no console podem ser transferidos para o computador ou smartphone. Veja como usar o recurso captura de tela do Nintendo Switch abaixo.
Captura de tela do Nintendo Switch (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Fazer um print da tela no Switch é bem simples e direto, assim como gravar vídeos. Imagens e vídeos capturados ficam salvos na memória do console ou no cartão de memória, de acordo com a configuração do menu. Existem duas possibilidades:
Um pequeno aviso aparecerá no canto da tela, informando de que o print ou o vídeo foram registrados com sucesso.
Não são todos todos os jogos ou áreas do sistema que permitem a captura. Nesses casos, que são raros, aparecerá outro aviso informando que o print não pode ser feito.
As imagens e vídeos capturados no Switch ficam salvos no Álbum , que pode ser acessado pelo ícone azul na tela inicial, abaixo dos jogos (como na imagem abaixo).
Não é possível realizar edições complexas no Switch. Em relação às imagens, é possível adicionar um texto que será sobreposto à captura de tela. Já no caso dos vídeos, o sistema permite cortar trechos da sua gravação para deixá-lo menor, se quiser. Essas opções são encontradas ao abrir o menu da imagem ou vídeo, em “Inserir texto” (Add Text) ou “Cortar” (Trim).
Para edições mais complexas: como combinar, cortar imagens, adicionar filtros e outras ações, é preciso usar um computador ou smartphone para esse processo. Felizmente, há a opção de exportar a captura de tela do Switch para o computador ou celular.
O processo de exportação de capturas (imagens e vídeos) do Nintendo Switch foi facilitado na atualização 11.0 do sistema operacional. Para conferir se o console está com essa versão, basta ir em Configurações, acessar o menu Sistema (System) e depois em Atualização do Sistema (System Update).
Com a atualização 11 do sistema operacional do Switch, também foi adicionada a função de exportar com um cabo USB. Antes era necessário remover o cartão microSD e colocá-lo no computador. Porém, o processo foi facilitado.
Transferir capturas do Switch para o PC (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Nesse momento, o disco poderá ser acessado no computador para copia dos arquivos. No Windows, a pasta é aberta como qualquer outro disco removível, as capturas ficam separadas por jogo ou aplicativo. Se o usuário usa macOS, é preciso usar um aplicativo que dê suporte ao MTP (Media Transfer Protocol), como o Android File Transfer. Se ele já está instalado no macOS, a pasta das capturas abrirá assim que o usuário selecionar a função (item 4).
Colaborou: Lucas Lima.
Com informações: Nintendo.