Como usar o PayPal para fazer pagamentos e compras

Na era digital, segurança é essencial; confira um guia com dicas sobre como começar a usar o Paypal de forma prática no seu dia a dia

Alvaro Teixeira Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Tela de celular usando PayPal
A carteira digital pode ser usada para pagamentos e cobrança online (Imagem: Thomas Marques/Unsplash)

O PayPal é uma plataforma digital que pode ser usada como método de pagamentos para diversas finalidades, inclusive para compras internacionais. Se você quer conhecer mais sobre o serviço oferecido pela empresa, confira neste guia como usar o PayPal.

Criar uma conta no PayPal

Acesse o PayPal pelo site ou aplicativo (disponível para Android ou iOS) e crie sua conta preenchendo o formulário com as informações solicitadas. É importante que dados como CPF ou CNPJ e telefone sejam inseridos corretamente para que você não tenha nenhum problema posteriormente.


Após o cadastro, um e-mail de verificação será enviado para o endereço informado. Após validá-lo, será possível usar sua conta PayPal sem problemas.

Crie sua conta no PayPal (Imagem: Reprodução/PayPal)
Crie sua conta no PayPal (Imagem: Reprodução/PayPal)

Como adicionar um cartão de crédito ou débito

Uma das formas mais comuns de se usar o PayPal é salvando seus cartões para usá-los como forma de pagamento em serviços online.

Para guardar um cartão na sua carteira digital, acesse a tela inicial do PayPal, clique em “Carteira” e “Adicionar um cartão”. Informe se é crédito ou débito e insira as informações solicitadas como data de vencimento e código de segurança. 

De acordo com o PayPal, em alguns casos, uma confirmação pode ser solicitada, para garantir que você seja o proprietário do cartão. A validação é feita através de um link que irá aparecer na seção de detalhes do cartão, em que você deve clicar para começar a utilizar o serviço.

Algumas observações sobre o vínculo e uso do cartão no PayPal:

  • As bandeiras aceitas: Visa, Mastercard, American Express, Hiper, Elo e Hipercard;
  • Se o cartão de crédito não for internacional, só poderá ser usado para compras em reais;
  • Você pode vincular até oito cartões, se for cliente verificado;

Para o recurso de débito, os seguintes bancos são aceitos: Itaú, Bradesco, Caixa, Next, Nubank, C6 Bank e Inter, além de cartões virtuais.

Mão segurando logotipo do PayPal
Pagar com PayPal é mais seguro. (Imagem: Reprodução/PayPal)

Como fazer compras e pagamentos com o cartão

Uma forma segura de realizar pagamentos de várias formas é realizá-los através do PayPal, já que o destinatário ou site para o qual você irá pagar não terá acesso aos dados do seu cartão.

Para enviar algum pagamento, basta clicar em “Enviar e pedir” no menu superior e inserir o e-mail, celular ou nome da pessoa que irá receber.

Se for o pagamento de um serviço ou compra online, o site exibirá a opção de compra pelo PayPal. Ao selecioná-la, você precisará fazer o login na sua conta e confirmar a opção de pagamento.

Para pagamentos internacionais, somente uma conta internacional pode receber em outra moeda que não seja o real. Se o vendedor tiver uma conta nacional, apenas pagamentos em reais podem ser realizados

Como usar o PayPal para receber dinheiro

Existem duas maneiras de cobrar uma pessoa com a plataforma: com um link de pagamento ou envio direto de cobrança via e-mail ou celular. Para pagar, o destinatário deve ter uma conta no PayPal, além de cartão de crédito ou débito cadastrados.

Não é possível receber via boleto, porém é possível parcelar e isso envolve algumas tarifas que devem ser consultadas durante o processo.

Os pagamentos recebidos no PayPal são confirmados em até 24 horas na sua conta. Caso note o status “retido” no seu pagamento, pode ter acontecido alguma disputa, reclamação ou solicitação de estorno.

Tem taxa para recebimento via PayPal?

Sim. Se você usou o PayPal para cobrar alguém, ou seja, para transações comerciais será cobrada uma taxa de 4,79% (em relação ao valor pago) mais uma taxa fixa de R$ 0,60 em negócios nacionais. Se a operação for internacional, será cobrado 6,40% + a tarifa fixa de R$ 0,60.

Pessoa digitando em um notebook
Use o PayPal nas suas compras online. (Imagem: Shayna Douglas/Unsplash)

O que pode ser pago com o PayPal?

É possível usar a plataforma para compras em e-commerces que oferecem o PayPal como método de pagamento, pequenos empreendedores que usam sua conta para gerar boletos ou até amigos que façam a cobrança via link e até mesmo em plataformas como Uber e 99.

Existe taxa para pagar com PayPal?

De acordo com a empresa, não há nenhum tipo de tarifa para pagamentos de compras e outros tipos de transações comerciais, exceto quando envolve uma conversão de moedas.

Como usar o Pix com PayPal

Pelo aplicativo do PayPal, você pode enviar e receber pagamentos instantaneamente, sem tarifas, usando o Pix.

Assim como acontece com outros bancos, você pode optar pela chave aleatória. Dessa forma, as pessoas podem te pagar sem ter acesso aos seus dados pessoais como e-mail, telefone e CPF.

O valor recebido por você na plataforma, será transferido, posteriormente, para uma conta cadastrada.

Problemas com a compra ou pagamento no PayPal

O PayPal oferece suporte em caso de algum problema com sua compra ou pagamento, para solicitação de reembolso ou cancelamento. É preciso abrir uma reclamação ou disputa na Central de Soluções para iniciar o procedimento de ajuda.

O Tecnoblog tem um tutorial que explica como solicitar reembolso e cancelamento de compras ou pagamentos com problemas.

O PayPal não tem mais função de saldo?

No Brasil, o PayPal descontinuou a função saldo em julho de 2022. Dessa forma, todo o valor recebido na plataforma, será transferido automaticamente para as contas bancárias cadastradas pelo usuário.

O PayPal tem cupons?

Sim. A empresa frequentemente envia cupons de desconto, para uso pessoal intransferível, para seus usuários. As campanhas continuam mesmo com a função de saldo suspensa.

Posso excluir minha conta?

Sim. Você consegue excluir uma conta do PayPal, caso ela não atenda as suas expectativas e necessidades.

Com informações: PayPal.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PayPal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados