Como colocar senha em arquivos do Microsoft Office

Segurança nunca é demais. Veja como garantir a privacidade e colocar senha no Excel, no Word e no PowerPoint

Vivi Werneck
Por

Colocar senha no Excel, no Word e no PowerPoint pode ajudar a proteger seus documentos com informações sensíveis de pessoas não autorizadas. O processo para criptografar esses arquivos é simples e pode ser feito, nativamente, pelo próprio documento. Os passos são os mesmos para os três softwares. O tutorial foi realizado no pacote Microsoft Office 365 do Windows 10 e é similar em outras versões do Office. 

Segurança

1. Abra o arquivo de Excel, Word ou PowerPoint que você deseja proteger;

2. Com o documento já aberto, clique em “Arquivo” e, depois, selecione “Proteger Documento” (no Word), ou “Proteger Pasta de Trabalho” (no Excel), ou “Proteger Apresentação” (no PowerPoint). No exemplo, a seguir, usamos um documento no Word;

senha office / Reprodução

3. No menu seguinte, clique na opção “Criptografar com Senha”;

4. Na janela que abrir, defina uma senha forte (contendo letras, números e/ou caracteres especiais) para seu documento. É necessário digitá-la, novamente, para confirmá-la.

Atenção: guarde bem a senha criada, pois se ela for perdida ou esquecida, não será possível recuperá-la;

senha office / Reprodução

5. Após criar a senha, salve o documento e, depois, feche-o para validar as alterações. Se tudo estiver certo, ao reabri-lo, uma janela aparecerá pedindo a senha do arquivo;

senha office / Reprodução

6. Pronto! Agora seu documento Word, Excel ou PowerPoint já está protegido com senha para ser guardado com segurança ou repassado para pessoas de sua confiança.

Vivi Werneck

Editora-Assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). Hoje, ela é editora-assistente no Tecnoblog, editora no Meio Bit e apresenta o Hit Kill.

Relacionados

Relacionados