Para colocar transição no Reels do Instagram é preciso editar o vídeo pela plataforma móvel (iPhone ou Android) e definir um dos efeitos de transição disponíveis na biblioteca.

Você pode adicionar transições antes do vídeo inicial ou entre cortes de gravações. O recurso tornará o reel mais dinâmico, com efeitos animados ao invés de um corte seco.

A seguir, saiba como fazer efeito de transição no Reels pelo dispositivo móvel.

1. Abra o Instagram e inicie a gravação de um novo reel

Acesse o app do Instagram pelo Android ou iPhone, visto que o processo é o mesmo em ambos os dispositivos. Depois, toque no símbolo “+” na parte inferior da tela, selecione “Reel” no carrossel da parte inferior e vá em “Câmera” para iniciar uma nova gravação.

Criando um novo reel no Instagram
Criando um novo reel no Instagram (Imagem: Reprodução/Android e Instagram)

2. Grave seu Instagram Reels e vá em “Editar vídeo”

Use o ícone de gravação para capturar cortes para seu reel e toque em “Avançar”. Na tela seguinte, vá em “Editar vídeo”para colocar efeito de transição no Reels.

Gravando um reel e abrindo as ferramentas de edição
Gravando um reel e abrindo as ferramentas de edição (Imagem: Reprodução/Instagram)

3. Adicione efeitos de transição ao reel do Instagram

Toque nos quadros brancos exibidos antes ou entre vídeos para fazer transição no Reels. Em seguida, escolha um dos efeitos disponíveis para colocar transição no Reels do Instagram, vá em “Concluir” e toque na seta para prosseguir com o compartilhamento.

Adicionando uma transição no reel do Instagram
Adicionando uma transição no reel do Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

4. Poste seu reel com efeitos de transição no Instagram

Faça as edições de publicação necessárias e toque em “Compartilhar” para publicar o vídeo com transição em seu Instagram.

Publicando um reel com efeito de transição no Instagram
Publicando um reel com efeito de transição no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

Quais são os efeitos de transição disponíveis no Reels do Instagram?

O Instagram oferece seis efeitos de transições para Reels durante as edições de vídeo, e cada um traz uma animação específica. Os efeitos de transição e suas respectivas funcionalidades abrangem:

  • Zoom: o efeito aproxima e expande a primeira cena antes de mudar para a segunda cena;
  • Desfoque: a transição desfoca a imagem da primeira gravação até cortar para a outra cena;
  • Acelerar o Instagram cria um efeito de deslizamento de tela vertical e acelerado de uma gravação para outra;
  • Brilho: o efeito gera um brilho de uma gravação para outra como efeito de transição;
  • Girar: a primeira cena do Reels do Instagram gira antes de trocar para a segunda gravação;
  • Glitch: o efeito dissolve a imagem da primeira gravação durante a transição para a segunda cena.

Posso instalar outros efeitos de transição no Instagram Reels?

Não. A biblioteca de efeitos de transição só conta com recursos nativos do Reels do Instagram, e não permite instalações e extensões de efeitos de terceiros. A única alternativa para utilizar transições diferentes consiste em editar os Reels fora do Instagram, por meio de aplicativos de terceiros ou serviços online.

Dá para colocar uma transição em um vídeo já postado no Instagram?

Não, já que você não pode editar o vídeo após a publicação. Depois da postagem, o Instagram só permite que você edite recursos relacionados ao post, como edição de legenda, adição de hashtags, marcação de pessoas, adição de localização ou ocultação de recursos de engajamento.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Temas populares