Como comprar controles para consoles de videogame antigos
Se está querendo curtir seus jogos retrôs com um jeito moderno, conheça algumas opções de controles para consoles antigos

Jogar consoles como o Mega Drive, Super Nintendo e até mesmo o PlayStation 1 em 2021 é uma tarefa que exige um pouco mais de preparação do que as pessoas estão acostumadas. Um dos motivos é que muitos controles já estão gastos por causa de anos de uso, mas é possível adquirir versões modernas deles. Saiba como comprar controles para consoles de videogame antigos.
Pode ser mais trabalhoso, mas é possível conseguir novos controles para aquele seu videogame como o NES e o PlayStation 1. É claro que é difícil encontrar versões originais e novas lançadas há mais de vinte anos atrás, porém há empresas que fabricam esses acessórios de forma licenciada ou com grande qualidade em 2021.
Todos funcionam com o mesmo tipo de entrada de suas versões antigas, quase sempre o layout de botões permanece o mesmo, mas muitas vezes há melhorias implantadas.
Isso ocorre porque o mercado Retrogamer está em alta, inúmeros canais no YouTube fazem parte de uma crescente comunidade. Itens como upscalers têm frequentes buscas pela internet. Muitas pessoas querem reviver a nostalgia. Sendo assim, adquirir um controle barato, mas de baixa qualidade já não tem o mesmo apelo de anos atrás.
Com uma rápida pesquisa pela internet, você consegue encontrar sites de lojas com itens desse tipo para venda. É interessante ressaltar que os preços variam, mas aquele velho ditado de “o barato sai caro” também vale para a aquisição de controle moderno para console de videogame antigo. Se está à procura de um produto de qualidade, então é bom pesquisar.
Dentro do mercado e comunidade Retrogamer há empresas que se especializaram em atender esse público. Trazendo novidades desde cabos a controles, o jogador apaixonado pelo Dreamcast ou Nintendinho está bem servido. Conheça alguns exemplos:
A Hyperkin produz vários tipos distintos de itens para o mercado Retrogamer. São consoles chamados de clones por rodarem cartuchos de sistemas já estabelecidos, cabos para ligar videogames antigos em televisões modernas, etc. No quesito controles, a empresa já lançou objetos para uma enorme variedade de marcas.
Há itens para o NES, Super Nintendo, Mega Drive, Turbografx 16, PlayStation 1 e 2, Dreamcast, Xbox clássico, entre outros. Uma das principais características destes controles é o uso dos mesmos layouts consagrados destes sistemas, mas com a adição de grips modernos para uma melhor pegada.
Conseguindo destaque graças aos controles que criou para o Nintendo 64, a Retro Fighters se mantém no mercado oferecendo itens diversos para o fã de consoles de videogame antigos. A diferença de seus itens para outras empresas é que ela prefere usar layouts próprios, trazendo designs bastantes únicos de controles.
Quando alguém se depara com suas peças para o Dreamcast ou Sega Saturn, logo nota um estilo muito mais moderno, porém com exatamente as mesmas funcionalidades dos originais. Para o mais saudosista, isso pode incomodar. Fica a dica.
Com um grande foco em acessórios e até mesmo em cartuchos de coletâneas totalmente licenciados, a Retro-bit também produz controles para consoles de videogames antigos. Itens como o Legacy16 e o Tribute64 trazem pegadas modernas para fãs de Super Nintendo e Nintendo 64 respectivamente. Esses controles têm opções com e sem cabo, com preços variados. O sentimento de nostalgia permanece, mas com uma cara mais atual.
A empresa também produz esses periféricos para outras marcas mais atuais como PC e Nintendo Switch, cada uma com layouts e estilos similares aos feitos para sistemas mais antigos.
A 8bitDo se especializou em oferecer itens com a tecnologia bluetooth para muitos sistemas modernos, porém a empresa também tem opções para consoles de videogame antigos. Muitos de seus controles têm alternativas em forma de dongle, um receptor para os acessórios serem conectados em sistemas como o Nintendinho, por exemplo.
A qualidade do material é impecável, adicionando um sentimento de nostalgia ao mesmo tempo que dá aquela sensação de novidade. O destaque vai para o controle M30 para Mega Drive e o SN30 para o Super Nintendo. Excelentes opções para quem quer jogar em seus sistemas originais, mas sem se preocupar com cabos.
Agora que já conhece algumas boas opções, qual será o primeiro controle para console de videogame antigo que você vai adicionar à sua coleção? Conta pra gente!