Como comprar um soundbar? [Guia & Dicas]

Não sabe como escolher um soundbar? Veja nossas dicas para encontrar o melhor modelo para seu ambiente

Ana Marques
Por
• Atualizado há 9 meses
Samsung The Terrace Soundbar

Você está pensando em dar um upgrade no som da sua sala ou quarto, mas não sabe ao certo como escolher um soundbar adequado? Reunimos algumas dicas para te ajudar a encontrar o melhor modelo de acordo com as suas necessidades. Veja quais são elas a seguir.

Como escolher um soundbar?

Primeiro, defina seu orçamento. Em uma pesquisa rápida pelo varejo online, encontrei modelos de soundbar dos R$ 270 aos R$ 4 mil – e nem sempre você precisa gastar mais para ter o sistema de som ideal.

Em seguida, é a hora de decidir onde vai colocá-lo. Os soundbars tradicionais têm o formato retangular e geralmente ficam posicionados de forma centralizada abaixo ou acima da da TV. Você pode pendurá-lo na parede ou colocá-lo sobre a estante.

O tamanho ideal para um soundbar

A ideia do soundbar é proporcionar fácil instalação para um sistema de som melhor do que o que vem embutido na TV, mas ele também tem um apelo estético. Você não precisa ter uma barra de som exatamente da mesma largura da televisão, mas é sempre bom verificar as medidas (no site da fabricante) e tentar achar um aparelho de largura próxima antes de fechar negócio.

Foque em comprar um aparelho com a mesma medida ou menor. E não se iluda com o tamanho: nem sempre um soundbar “mais comprido” tem mais alto-falantes.

Soundbar com subwoofer

Muitos soundbars contam com um subwoofer, que proporcionam graves mais encorpados. Alguns dispositivos têm subwoofer integrado, mas eles acabam entregando qualidade sonora inferior.

Soundbar com subwoofer / Foto: Reprodução/Samsung

Ao optar por um soundbar com subwoofer externo, certifique-se de que há espaço para falante – o ideal é posicioná-lo no chão, centralizado em relação à TV, ligeiramente à frente dela.

Você também pode colocá-lo à esquerda ou à direita da televisão (sempre em locais mais baixos). Alguns subwoofers oferecem conexão sem fios, outros precisarão de cabos, então, tenha isso em mente ao pensar a organização da sua sala ou quarto. Verifique ainda se ele precisará de uma fonte de alimentação externa.

A potência ideal depende do tamanho do seu ambiente

A potência da soundbar vai ajudar a determinar o quão alto seu som pode ficar (mas ela não é o único fator que alimenta esse quesito – verifique sempre a sensibilidade, em decibéis). Lembre-se sempre: maior potência não é sinônimo de qualidade sonora.

De modo geral, se seu ambiente mede até 15m², soundbars com potência de 60 a 100 W tendem a ser suficientes. Caso ultrapasse essa área, você deverá buscar por potências maiores.

Tenha o cuidado de verificar se a potência informada corresponde ao valor de pico ou se é a potência média (watts RMS) – esta última é a que deve ser considerada, pois informa qual é a potência contínua que o dispositivo consegue fornecer.

De quantos canais eu preciso?

Existem diversos tipos de sistemas de som para soundbars no mercado. Você já deve ter visto que os modelos geralmente trazem os números 2.0, 2.1, 3.1, e por aí vai – eles representam a quantidade de canais.

À esquerda, temos a quantidade de alto-falantes para tons médios e agudos, e à direita, a quantidade de subwoofers (responsáveis pelas frequências mais baixas). Portanto, um soundbar com 2.1 canais conta com dois alto-falantes integrados e um subwoofer.

Caso você encontre um soundbar com mais um dígito (por exemplo: 5.1.4), significa que ele usa Dolby Atmos para proporcionar maior imersão sonora.

como escolher um soundbar com dolby atmos

Quanto mais alto-falantes, melhor tende a ser distribuição das frequências. Um sistema com mais canais contribui para a maior definição de médios e agudos, o que deve proporcionar uma sensação mais cristalina em fala de personagens em filmes, séries e programas de TV. É possível que algumas fabricantes consigam entregar ótima qualidade sonora com menos falantes, caso trabalhe bem no processamento de áudio. No entanto, o preço também tende a subir, então você deve buscar um equilíbrio de acordo com suas necessidades.

Conexões e conectividade

O soundbar pode contar com cabo óptico ou HDMI para o tráfego de som. O ideal é optar por aparelhos que tenham entradas HDMI, que suportam mais formatos de áudio em alta qualidade, incluindo Dolby Atmos.

Com HDMI ARC, a sua vida fica ainda mais simples, já que você pode utilizar o controle remoto da TV para ajustar o volume no soundbar, ou conectar outro dispositivo (como um leitor de Blu-ray) e enviar o sinal à sua TV sem utilizar milhares de cabos.

No entanto, se o soundbar tiver apenas uma entrada desse tipo, você deverá conectar conversores à TV para depois utilizar um cabo que ligue a entrada HDMI ARC da TV à barra de som. (Lembrando: tanto a TV quanto o soundbar precisam ser compatíveis com ARC para que você possa utilizar o recurso).

como escolher um soundbar com bluetooth

Em relação à conectividade, soundbars com suporte a Bluetooth e Wi-Fi são indispensáveis para quem não abre mão de praticidade no dia a dia. Felizmente, a maioria oferece suporte a Bluetooth – então, se você planeja utilizar o Spotify ou qualquer outro serviço de streaming para ouvir música diretamente do smartphone, considere modelos que tenham esse recurso.

Já soundbars com Wi-Fi permitem que você utilize assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Alexa, para realizar comandos por voz, além de distribuir o som para outras partes da casa.

como escolher um soundbar / Foto: Divulgação/LG

Por fim, a dica principal sobre como escolher um soundbar é pesquisar bem e, se possível, testar o produto – ou assistir a reviews de modelos específicos sempre que estiver inclinado a comprar uma barra de som. Em equipamentos de áudio, especialmente, testes práticos falam muito mais do que as especificações técnicas. Portanto, uma boa pesquisa pode salvar o consumidor de ciladas.

Com informações: CNET e Digital Trends

Receba mais sobre soundbar na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados