Como corrigir o erro 403 Forbidden do Caixa Tem

Erro 403 impede o acesso aos serviços do Caixa Tem, como Pix, visualização de saldo e outras transações; saiba como resolver a falha

Bruno Gall De Blasi
Por

Caixa Tem permite que você acesse a poupança social diretamente pelo seu celular. O aplicativo, no entanto, também é suscetível a falhas, como o erro 403 Forbidden, que impede a visualização do saldo, transferência de dinheiro via Pix e afins. A seguir, saiba como resolver este problema com alguns truques simples.

Aplicativo Caixa Tem (Foto: Lucas Lima/Tecnoblog)
Aplicativo Caixa Tem (Foto: Lucas Lima/Tecnoblog)

O erro 403 pode ser acionado por diversos motivos. É o caso de um problema no aplicativo instalado no celular do usuário ou até mesmo no servidor da Caixa. Portanto, há vários caminhos para resolver esta falha.

Force a parada do aplicativo

No Android

O Android oferece duas alternativas para encerrar aplicativos. A primeira funciona através da lista de apps em execução: ao acessá-la, basta arrastar o card do Caixa Tem para cima. A outra alternativa se encontra nas configurações do sistema operacional:

  1. Acesse as configurações do Android;
  2. Vá em “Aplicativos”;
    Acesse as configurações de aplicativos do Android (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  3. Procure pelo Caixa Tem;
    Procure pelo Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  4. Aperte o botão “Forçar parada”.
    Aperte o botão "Forçar parada" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Tente acessar o Caixa Tem novamente.

No iPhone

Diferentemente do Android, o iPhone não tem uma opção nas configurações para forçar a parada de apps pelas configurações. Para isto, realize os seguintes passos:

  1. Se você tem um iPhone X ou mais recente, segure e arraste a barrinha de multitarefa na porção inferior para cima;
  2. Se você usa um iPhone SE, iPhone 8 ou anterior, pressione o botão Home duas vezes;
  3. Procure pelo Caixa Tem no seletor de aplicativos;
  4. Arraste o card do Caixa Tem para cima.
    Arraste o card do Caixa Tem para cima (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Agora é só reabrir o Caixa Tem e tentar de novo.

Ajuste as permissões do Caixa Tem no celular

Você precisa autorizar o uso da câmera, localização microfone e afins. No geral, alguns bancos utilizam o GPS do smartphone para rastrear tentativas de fraude, por exemplo. Por isso, é importante verificar se há algum problema que impede o funcionamento adequado do aplicativo da Caixa.

Esse processo é simples. Para liberar ou bloquear as permissões de aplicativos no Android, basta acessar as configurações do celular. O mesmo acontece no iPhone: a opção está disponível nos Ajustes de privacidade do iOS.

Limpe cache e armazenamento

Em linhas gerais, o cache é um conjunto de arquivos temporários que ajuda a carregar apps, sites e afins com mais agilidade. Este recurso, no entanto, pode resultar em alguns problemas corriqueiros. Por isso, é importante fazer a limpeza de tempos em tempos para evitar, também, que o espaço do smartphone fique lotado.

Felizmente, os usuários não precisam de muito esforço. Para limpar o cache do app no Android, basta acessar as configurações do Caixa Tem no celular. Em seguida, é só entrar nas opções de armazenamento, tocar no botão “Limpar cache” e reabrir o software do banco.

limpeza de cache no iPhone ocorre automaticamente. Mas, se você precisar fazer o procedimento para retomar o uso do Caixa Tem, basta reinstalar o aplicativo. Depois, é só entrar no aplicativo do banco de novo e verificar se tudo está funcionando normalmente.

Roteador em funcionamento (Imagem: Misha Feshchak/Unsplash)
Reiniciar o roteador pode te ajudar a entrar no Caixa Tem sem o erro 403 (Imagem: Misha Feshchak/Unsplash)

Reinicie o roteador

O erro 403 também pode ser ocasionado por um problema de conexão. Se você está usando uma rede Wi-Fi, uma alternativa é reiniciar o roteador. E o processo é bem simples: basta desconectar o modem da tomada por dez segundos e, em seguida, religá-lo. Em seguida, é só reconectar e fazer um teste para verificar se tudo está funcionando normalmente.

Vale lembrar que este procedimento desconecta a internet dos outros dispositivos conectados na mesma rede.

Use dados móveis para acessar o app

Outra alternativa é usar os dados móveis, caso você tenha um plano contratado no seu celular. Para isto, basta se desconectar da rede Wi-Fi e utilizar o 3G, 4G ou 5G do seu smartphone. Por fim, é só abrir o aplicativo do Caixa Tem e verificar se o acesso está funcionando.

Continua dando o mesmo erro. O que fazer?

Se nenhuma dessas opções ajudar, verifique se o serviço da Caixa está passando por instabilidade. Você também pode entrar em contato diretamente com a Caixa pelo número 4004-0104, para as regiões metropolitanas, ou pelo telefone 0800 104 0104, para as demais localidades.

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Relacionados

Relacionados