Como criar um grupo no Facebook

Saiba como criar um grupo no Facebook para reunir uma comunidade específica e separar os assuntos da linha do tempo principal

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Facebook (Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash)
Facebook (Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash)

Quer ser dono do próprio grupo no Facebook? Nesse artigo mostro os passos para formar uma comunidade na rede social, privada ou pública, e as vantagens em relação ao tradicional feed de notícias. Mais simples que páginas, entenda o processo de criar um grupo no Facebook.

Por que criar um grupo?

Um grupo é diferente de uma página ou perfil na rede social. Enquanto a página ou perfil simbolizam uma única pessoa ou marca, um grupo é destinado ao coletivo de pessoas que compartilham o mesmo interesse. Dessa forma, o conteúdo do grupo é produzido pelos vários membros, não só por uma pessoa.

Há milhares de grupos já criados no Facebook, desde vagas de emprego em determinadas regiões, animais perdidos, clubes de escrita ou de leitura, de profissionais de uma área em comum, de viagens, etc.

Com um grupo, a discussão é mantida sobre um mesmo assunto. Por exemplo, no Tecnoblog, usávamos o Tecnogrupo no Facebook para interagir com os leitores e permitir que eles também criassem postagens sobre tecnologia, compartilhassem experiências, sugerissem reportagens, entre outras coisas — apesar de não usarmos mais a plataforma, temos outro espaço dedicado para a Comunidade do Tecnoblog.

A vantagem é que mais pessoas podem ter voz. Assim como em um grupo de vagas de emprego, quanto mais membros divulgam as oportunidades, mais pessoas podem encontrar o próximo trabalho.

Como criar um grupo no Facebook

  1. Clique no ícone “+”, no canto superior da página, ao lado do seu nome;criar grupo no facebook
  2. Selecione “Grupo”;
  3. Dê um nome ao grupo;
  4. Escolha se será público (qualquer pessoa pode entrar) ou privado (qual exige aprovação dos administradores para ingresso);
  5. Defina se estará visível na busca do Facebook e para quem não é membro (Visível) ou se apenas quem faz parte pode encontrá-lo (Oculto);
  6. Adicione os primeiros membros do grupo, se quiser;
  7. Clique em “Criar”.

Pronto! Depois da criação, o Facebook redirecionará para a página principal do grupo, com as ferramentas de administração e opções para inserir foto de capa, descrição e o painel para publicações.

Como encontrar meu grupo

Uma vez que o grupo foi criado, é hora de convidar pessoas que compartilham do mesmo interesse para fazer parte dessa comunidade. Dependendo de como ele foi criado, pode ou não ser encontrado pela busca do Facebook, digitando o nome. Portanto, a maneira mais certeira é compartilhando o link do grupo.

  1. No painel da esquerda, clique em “Grupos”;encontrar os grupos do facebook
  2. Ainda na lateral esquerda, em “Grupos que você gerencia”, clique no grupo criado;
  3. No campo do endereço do site, copie a URL do grupo, algo como facebook.com/groups/12345… e envie para quem deseja convidar.

Importante: grupos que foram marcados como “Oculto” durante o processo de criação não ficam visíveis para outras pessoas que não fazem parte dele, mesmo com o compartilhamento da URL. Nesse caso é preciso convidar a pessoa manualmente.

  1. Na página inicial do grupo, clique em “Convidar” e digite o nome de alguém para enviar o convite.

Como mudar a visibilidade do grupo

  1. Se for o administrador, clique em “Configurações”, nas opções da lateral esquerda;
  2. Na seção “Configurar grupo”, clique no lápis ao lado de “Ocultar grupo” e altere conforme a preferência.

Com informações: Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados