Como gerar um link do seu número do WhatsApp

Criar um link do WhatsApp permite que as pessoas entrem em contato com você de forma mais prática; recurso auxilia na divulgação de serviços em outras redes sociais

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 4 meses
WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um link do WhatsApp é uma URL que permite aos usuários iniciar uma conversa com um número específico no mensageiro, sem a necessidade de salvar o telefone em seus contatos.

Esse link é uma maneira conveniente de facilitar a comunicação direta com outras pessoas ou empresas, especialmente em dispositivos móveis. As URLs são usadas em diversas situações, como em sites para oferecer suporte ao cliente, em convites para eventos, redes sociais ou em troca de mensagens com amigos e familiares.

Para criar um link do WhatsApp é necessário usar o recurso wa.me, do próprio mensageiro, e adicionar o seu número de telefone. Além disso, alguns sites também oferecem a ferramenta. Veja mais detalhes abaixo.

1. Abra o seu navegador

Também é possível fazer um link do seu número do WhatsApp em qualquer editor de texto.

2. Digite wa.me/XXYYZZZZZZZZZ e substitua X, Y e Z pelo seu número

Digite o seguinte endereço: wa.me/XXYYZZZZZZZZZ.

Para transformar seu número do WhatsApp em link é preciso substituir as letras X, Y e Z, sendo que:

  • X é código do país (DDI), no caso do Brasil é 55;
  • Y é o seu DDD;
  • Z é o número do seu WhatsApp.

Após digitar o endereço e fazer a substituição pelo seu número, basta copiar o link do WhatsApp para compartilhar com outras pessoas.

Também é possível criar um link do seu WhatsApp em ferramentas disponíveis na internet, já que alguns sites oferecem o recurso. Confira abaixo alguns exemplos.

  • Convertte: basta fornecer o seu número de celular, com DDD, e escrever o texto desejado com espaços e pontuações. Gere o link do WhatsApp e, antes de compartilhar, faça o teste para saber se funcionou.
  • ChatPro: é uma ferramenta parecida com o Convertte. O usuário digita o número do WhatsApp e define uma mensagem automática.
  • WhatsAppLink: o WhatsAppLink permite que você personalize a URL no próprio site. Assim, pode colocar algo como “whats.link/empresax”, por exemplo. Basta preencher com nome e descrição do seu negócio, telefone de contato, texto de envio automático e o que deve estar escrito ao final da URL.

Sim. A forma mais fácil de criar uma URL do WhatsApp com mensagem automática é por meio das ferramentas disponíveis na internet, como Convertte e ChatPro, por exemplo. Basta informar seu número e digitar a mensagem que você deseja receber dos usuários.

Sim, o usuário pode copiar e mandar o link do WhatsApp como forma de divulgação. No entanto, vale lembrar que o seu número ficará exposto para quem acessar a URL. Dessa forma, é recomendado que você não use seu número pessoal, mas, sim, um contato comercial, como no WhatsApp Business.

O usuário pode colocar o link na bio do Instagram, compartilhar no Facebook ou até mesmo em grupos do Telegram. Assim, todos os contatos que acessarem a URL serão encaminhados para o WhatsApp com o objetivo de iniciar uma nova conversa com o número em questão.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados