Como criar um link para o WhatsApp

Os geradores de link redirecionam as pessoas para seu chat no WhatsApp e podem ajudar empreendedores a divulgarem seus serviços em redes sociais

Bárbara Chieregate Janaína Dantas
Por e

Com o gerador de links, um potencial cliente pode entrar em contato com você ou sua empresa pelo WhatsApp sem precisar ter o contato salvo previamente na agenda do celular. Isso, porque a URL gerada leva a pessoa automaticamente para uma conversa no mensageiro em poucos cliques. Continue comigo e veja como criar um link do seu WhatsApp.

WhatsApp
Facilite o contato dos seus clientes com você pelo WhatsApp. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tempo necessário: 5 minutos.

Com a URL da API do WhatsApp, além de gerar o link direto, é possível adicionar uma mensagem automática que será enviada para você pela pessoa que clicar no link. A função pode ser usada para te ajudar a identificar de onde o usuário está vindo.

  1. Acesse o link de criação do link

    Copie e cole o link https://api.whatsapp.com/send?phone= no seu navegador;

  2. Adicione o seu número ao final da URL

    Após o sinal de igual (=), inclua o seu número de WhatsApp com DDI (55, no caso do Brasil), DDD sem o zero e o telefone. No nosso exemplo, ficaria https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912345678. A partir daqui, você pode compartilhar o link que já vai funcionar. Mas, se desejar, é possível adicionar o texto automático. Veja como fazer no próximo passo;Como criar um link para o WhatsApp

  3. Inclua sua mensagem

    Adicione “&text=” ao final do seu número no link; depois, escreva o texto. Importante: o espaço entre as palavras deve ser feito com o código “%20”, além disso, não é possível incluir pontuações como “?” e “!”. No meu caso adicionei “Olá. Vi o produto no Facebook, aguardo mais informações”. O link ficou assim: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912345678&text=Olá.%20Vi%20o%20produto%20no%20Facebook,%20aguardo%20mais%20informações.Como criar um link para o WhatsApp

Tenha em mente que o número do celular ficará exposto para todos pelo link. Portanto, o processo é aconselhado para contas comerciais (WhatsApp Business) e não de uso pessoal.

Se preferir, existem outros geradores de URL disponíveis. Alguns, inclusive, permitem que você adicione a mensagem sem precisar usar código para espaço, como vimos acima. Veja:

Convertte: com este site, basta fornecer o seu número de celular, com DDD, e escrever o texto desejado com espaços e pontuações. Gere o link e antes de compartilhar, faça o teste para saber se está tudo certo.

Marketex: a ferramenta é bem parecida com o Convertte. A diferença é que, após incluir suas informações e gerar o link, ela oferece a opção de abrir um site que encurta e personaliza a URL.

WhatsAppLink: esta opção permite que você personalize a URL no próprio site. Assim, pode colocar algo como “whats.link/empresax”. Basta preencher com nome e descrição do seu negócio, telefone de contato, texto de envio automático e o que deve estar escrito ao final da URL. Ao clicar no link, a pessoa será direcionada para uma página do WhatsAppLink e, se desejar continuar, deve clicar em “Enviar mensagem” para abrir a conversa no mensageiro da Meta.

O número usado para gerar o link deve ser o mesmo do seu WhatsApp. Por isso, não é possível alterá-lo, a não ser que tenha mudado de telefone. Se foi o caso, é necessário gerar uma nova URL.

A mensagem funciona mais ou menos da mesma forma. Você pode mudá-la a qualquer momento, mas, independente da ferramenta usada, é necessário criar um novo link para isso.

Como encurtar o link do WhatsApp?

Use ferramentas online para diminuir a URL gerada. Além de encurtar o link, você pode personalizar com o nome do seu negócio, assunto tratado, entre outras coisas.

Posso usar esse link em outras redes sociais?

Sim. As contas comerciais do Instagram já possuem um atalho para o WhatsApp. Mas, se preferir, pode usar o link que você criou e colocar na sua bio. É possível também adicionar no seu Twitter, anúncios do Facebook e outras redes sociais onde divulga o seu negócio.

Consigo criar o link pelo celular?

Sim. Todas as ferramentas citadas permitem que você crie o link para o WhatsApp pelo seu celular, desde que sejam acessadas pelo navegador do dispositivo.

Bárbara Chieregate

Ex-analista de Conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Janaína Dantas

Analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Antes de ser analista de conteúdo no Tecnoblog, escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados

Relacionados