Como criar um pen drive bootável do Windows 7 pelo PC, Mac ou Android
Criar um pen drive bootável com Windows 7 significa formatar um dispositivo USB para ser o disco de inicialização ou instalador do antigo sistema operacional da Microsoft
Criar um pen drive bootável com Windows 7 significa formatar um dispositivo USB para ser o disco de inicialização ou instalador do antigo sistema operacional da Microsoft
Você pode criar um pen drive bootável com Windows 7 usando apps que gravam o arquivo ISO em um dispositivo USB. Com isso, o acessório pode ser usado como ferramenta de boot e auxiliar na manutenção do antigo sistema operacional da Microsoft ou do PC.
Para essa ação, você vai precisar de um arquivo ISO do Windows 7 e um pen drive com no mínimo 8 GB de espaço. No caso de notebooks Mac e celulares Android, é necessário usar um cabo OTG para conectar o dispositivo USB no computador ou smartphone.
Veja como fazer um pen drive bootável com Windows 7 no PC, Mac ou celular Android.
Abra o navegador do seu PC e acesse rufus.ie/pt_BR. Esta é a página oficial da ferramenta para montar pen drive bootável com Windows 7 ou outras versões do sistema operacional da Microsoft.
Então, desça a tela até a seção “Download” e clique no link “rufus-4.5p.exe”. Essa é a versão portátil do Rufus, que pode ser usada sem a necessidade de instalação.
Acesse a pasta onde você salvou o Rufus e clique no ícone do aplicativo para executar.
Importante: Caso o Windows pergunte se você autoriza que o software faça alterações no sistema, clique em “Sim” para continuar.
Na seção “Propriedades do Drive”, clique no menu suspenso “Dispositivo” e selecione o pen drive que você transformará em disco de boot do Windows 7.
Clique no botão “Selecionar”, no canto direito da tela, para buscar o arquivo ISO do Windows 7 salvo no seu computador.
No menu suspenso “Esquema de partição”, selecione a opção de tecnologia mais adequada com a máquina que você usará o pen drive bootável:
Clique no botão “Iniciar”, na parte inferior da tela, para abrir uma janela do sistema. Então, clique em “OK” para afirmar que você está ciente de que todos os dados serão apagados do dispositivo e começar o processo de gravar o Windows 7 no pen drive.
Na seção “Status”, acompanhe o processo de gravação do pen drive bootável com Windows 7. Quando a barra verde estiver inteiramente cheia e exibindo a mensagem “Pronto”, clique em “Fechar” e, depois, remova o dispositivo USB do seu computador.
Use o seu navegador para acessar uubyte.com/iso-editor. Esse é o site oficial do aplicativo do Mac usado para gravar a ISO do Windows 7 em um pen drive de forma rápida e segura.
Então, clique em “Free Trial” para baixar a versão teste do software.
Abra o UUByte ISO Editor após a instalação do aplicativo no seu Mac. Neste momento, você pode conectar o pen drive que receberá o Windows 7 no seu computador.
Clique na opção “Queimar” para acessar as opções para fazer um pen drive bootável com Windows 7 no Mac. Se necessário, autorize o acesso do app ao dispositivo USB.
No campo “Arquivo ISO”, clique no botão azul “Navegar” para selecionar a ISO do Windows 7 salva no seu computador Mac.
Marque a opção “Criar um USB inicializável”. Em seguida, clique no menu suspenso para confirmar o pen drive correto para realizar a gravação da ISO do Windows 7.
Importante: em geral, o Mac vai identificar o pen drive como “/dev/disk2” caso tenha apenas um dispositivo USB conectado à máquina.
Clique no menu suspenso “Estilo de partição” e escolha a opção mais adequada para o uso do pen drive bootável com o Windows 7:
Por fim, clique no botão azul “Gravar” para iniciar a criação do pen drive bootável. Lembrando que esse processo pode demorar alguns minutos para ser completado.
Acesse a Play Store no seu celular Android e faça download do aplicativo Ventoy. A ferramenta da MixApplications permite criar um dispositivo USB inicializável a partir de arquivos ISO.
Abra o Ventoy e conecte o cabo OTG com o pen drive na entrada USB do seu telefone. Então, toque em “OK” na janela pop-up para permitir que o app acesse o dispositivo USB.
Toque no botão “Instalar”, na parte inferior, para formatar o pen drive para ser o disco de boot do Windows 7. Então, toque em “OK” e assista aos anúncios para ganhar moedas para continuar o processo.
Dica: Caso o botão “Assistir anúncio” não fique tocável, desligue temporariamente a opção “DNS Particular” nas configurações do telefone.
Toque no botão “Copiar arquivo para USB” para montar o pen drive bootável com o Windows 7. Na janela pop-up, clique em “OK” e assista ao anúncio para avançar.
Marque o filtro “Arquivos grandes”, na parte superior da tela, para facilitar a busca pela ISO do Windows 7. Em seguida, toque em cima do arquivo do sistema operacional para continuar.
Espere o app Ventoy criar o pen drive bootável com o Windows 7. Quando o processo for concluído, toque em “OK” para remover o dispositivo USB em segurança.
Para criar o instalador bootável do Windows 7, você deve usar um pen drive USB 3.0 com no mínimo 8 GB de armazenamento e formatado em FAT32. Além disso, é recomendado usar acessórios de marca confiáveis para evitar problemas de leitura e escrita dos dados.
Para dar boot no computador pelo pen drive com Windows 7, você deve configurar a BIOS para realizar a inicialização pelo dispositivo USB. Em seguida, siga as orientações para realizar a instalação ou manutenção do sistema operacional na máquina.
Sim, a diferença é que a Microsoft tem uma ferramenta oficial e gratuita para criar um pen drive com o Windows 11 ou 10. Então, você precisará de um pen drive com ao menos 8 GB de espaço livre e uma licença válida do sistema operacional ou usar uma máquina que atenda aos requisitos.