Como deixar de seguir alguém no Instagram

Tutorial explica como parar de seguir uma pessoa no Instagram caso não queira mais receber os conteúdos publicados por ela na rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Logotipo do Instagram
Instagram tem opção para deixar de seguir usuários (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Deixar de seguir no Instagram é uma ação que remove a pessoa da sua lista de “Seguindo” na rede social. Parar de seguir alguém faz com que você deixe de ver os Stories e publicações daquela conta no seu feed. A rede social permite que qualquer pessoa deixe de seguir um perfil que não interessa mais.

O ato de deixar de seguir no Instagram é um processo manual. A plataforma não oferece recursos de unfollow em massa para parar de seguir todo mundo de uma vez. O Instagram também não avisa a pessoa que alguém deixou de segui-la, essa interação é discreta.

Veja abaixo como deixar de seguir alguém no Instagram.

1. Procure o perfil da pessoa que deseja parar de seguir no Instagram

Para deixar de seguir uma pessoa no Instagram é preciso visitar o perfil dela. Na tela inicial do app de fotos, toque no ícone de lupa na barra na parte inferior da tela. Em seguida, digite o nome do perfil no campo “Pesquisar” e toque em cima do perfil.

Toque no ícone de lupa na parte inferior e, em seguida, em Pesquisar. Depois insira o nome do perfil que deseja parar de seguir
Toque no ícone de lupa na parte inferior e, em seguida, em Pesquisar. Depois insira o nome do perfil que deseja parar de seguir (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

2. Toque no botão “Seguindo” no perfil do usuário

Após entrar no perfil da pessoa no Instagram, toque no botão “Seguindo”, abaixo da bio do usuário.

Para parar de seguir um perfil no Instagram, toque no botão "Seguindo"
Para parar de seguir um perfil no Instagram, primeiro toque no botão “Seguindo” (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

3. Selecione “Deixar de seguir” para finalizar

Na nova janela que aparece no app do Instagram, você deve tocar na opção “Deixar de Seguir” para deixar de ser um seguidor.

Toque na opção "Deixar de Seguir" para parar de seguir o perfil no Instagram
Toque na opção “Deixar de Seguir” no perfil do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Posso deixar de seguir todos de uma vez no Instagram?

O Instagram não oferece uma forma oficial de unfollow em massa. Uma opção para agilizar o processo é acessar a lista de “Seguindo” a partir do seu perfil. Então, você verá todos os perfis que segue na rede social e, assim, basta tocar no botão “Seguindo” para deixar de seguir a pessoa.

É possível deixar de seguir as pessoas no Instagram na lista Seguindo
É possível deixar de seguir as pessoas na lista Seguindo (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Apps e extensões de terceiros, como o Unfollow Today e o Cleaner For Instagram, prometem ajudar a deixar de seguir todo mundo de uma vez. Embora seja um meio rápido de limpar as lista de “Seguindo”, essa não é uma prática recomendada. Há alguns casos de aplicativos que contém malwares ou que violam as diretrizes da plataforma da Meta.

A última solução para zerar a lista de quem você segue é criar uma conta do zero no Instagram. Dessa maneira, a pessoa pode ter maior controle de quem seguirá no popular app de fotos e vídeos.

Posso deixar de seguir quem não me segue automaticamente no Instagram?

O Instagram não oferece um recurso nativo para deixar de seguir automaticamente os perfis que não seguem você de volta. Aplicativos de terceiros prometem ajudar a encontrar facilmente esses usuários, permitindo dar unfollow de forma prática, mas o uso dessas ferramentas é desencorajado pelas diretrizes da rede social da Meta.

Se eu deixar de seguir uma pessoa no Instagram ela continua vendo meus posts?

Sim. A pessoa que você deixou de seguir no Instagram continuará vendo seus posts desde que ela seja uma seguidora ou acesse seu perfil (em casos de contas públicas).

No entanto, é possível remover uma pessoa dos seus seguidores do Instagram e tornar a conta privada para impedir que ela acesse suas publicações.

A pessoa fica sabendo quando eu deixo de seguir ela no Instagram?

O Instagram não avisa quando alguém deixa de seguir o seu perfil. Contudo, é possível saber se alguém te deu unfollow no Instagram ao acessar diretamente a lista “Seguindo” do usuário em questão e buscar pelo seu arroba (@).

Caso queira evitar problemas, basta silenciar uma conta no Instagram para deixar de ver suas publicações.

Por que não consigo deixar de seguir pessoas no Instagram?

Caso não consiga deixar de seguir pessoas no Instagram, é possível que a sua conta tenha sido bloqueada temporariamente. Isso ocorre quando a rede social identifica ações suspeitas, como uma grande quantidade de unfollow em um curto intervalo, ou o uso de apps e serviços de terceiros que violam as diretrizes.

Se o Instagram restringiu a conta, a melhor solução é aguardar até o fim do bloqueio. Dependendo das atividades realizadas, a suspensão pode durar entre 24 horas e 72 horas.

Posso voltar a seguir quem eu deixei de seguir no Instagram?

Sim, é possível voltar a seguir um perfil que você seguiu anteriormente. Entretanto, o usuário será notificado que há um novo seguidor. Além disso, se a pessoa tiver o Instagram fechado, ela terá que aprovar a sua solicitação para seguir.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados