Esse Windows é realmente um sistema operacional muito espertinho. Tem várias ferramentas que tornam a vida mais fácil para o usuário médio. No entanto, de vez em quando aparece uma ou outra ferramenta que mais irrita do que outra coisa. Ultimamente eu ando irritado com o reconhecimento que o Windows 7 faz do iPod Touch.
Como você bem deve saber, existe uma coisa no sistema chamada Reprodução Automática. Quando você insere um DVD no leitor desse tipo de mídia, por exemplo, o Windows pergunta o que você quer fazer com esse dispositivo. Pode ser que você queira reproduzir o filme no Windows Media Player, ou então copiá-lo — apenas para ter um backup de segurança, ok? — usando algum aplicativo para esse fim.
E aí, o que fazer?
Mas e no caso do iPod Touch? Ao conectá-lo ao computador, por meio do USB, aparece a mensagem acima. Puxa, Windows, eu não quero que você faça nada! É irritante ver essa janela pipocando no meu PC sempre que ligo o reprodutor de música da Apple, a fim de carrega-lo.
Ainda bem que existe um modo muito fácil de resolver isso.
1. Na janela incômoda, você deve clicar em Exibir mais opções de Reprodução Automática no Painel de Controle. Trata-se de um link no rodapé da janela, importantíssimo para resolver essa situação.
2. O Windows 7 vai abrir uma nova janela com todos os ajustes de Reprodução Automática. Role a tela até chegar na área de Dispositivos. Perceba que o seu iPod Touch vai estar listado lá. Clique nas opções ao lado e selecione Nenhuma ação.
A partir de agora, quando você ligar o iPod no computador, não vai aparecer nenhuma janela perguntando qual ação tomar com relação a ele.
Acabou. 😛 E o melhor é que a dica também vale para quem tem iPhone. Na verdade, para quem tem qualquer dispositivo que obriga o Windows a perguntar o que fazer.