Como desativar o envio de amostras do Windows Defender para a Microsoft
Saiba como desativar o envio de amostras do Windows Defender para impedir que o software compartilhe arquivos com a Microsoft

O Windows Defender é o antivírus padrão do Windows 10. Por mais que ele tenha funções interessantes, muitos usuários preferem utilizar outras programas, seja por questões de recursos ou até privacidade. Isso porque o software envia arquivos suspeitos para a Microsoft no intuito de determinar se eles são maliciosos.
Windows 10 em notebook (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Ao longo do tempo, essa opção pode ajudar a melhorar a segurança do sistema, mas existem pessoas que a consideram um risco e preferem manter seus arquivos no computador do que compartilhá-los com terceiros. Felizmente, é possível desativá-la acessando as configurações. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso.
O Windows Defender é um antivírus. Como tal, ele precisa proteger o sistema operacional de diversos tipos de ameaças. Para fazer isso com uma maior precisão, a opção de enviar amostras vem ativada por padrão.
Seu objetivo é simples: compartilhar arquivos com suspeitas de malware para os servidores da Microsoft a fim de ajudar a melhorar o próprio Windows Defender com novas definições de vírus. Assim, dá próxima vez que um malware específico for detectado no seu PC ou na máquina de outro usuário, o antivírus do Windows será capaz de bloqueá-lo imediatamente.
A Microsoft alerta que, caso o arquivo contenha alguma informação pessoal, como um documento do Word, por exemplo, o Windows pedirá permissão antes de realizar o envio.
De maneira geral, essa opção traz algumas vantagens para quem utiliza apenas o Windows Defender, mas mantê-la ativa também pode gerar dúvidas quanto à privacidade.
Pronto, agora você já sabe como desativar o envio de amostras do Windows Defender.
Com informações: BleepingComputer.