Como dimensionar ar-condicionado [BTUs por m²]
Dimensione o ar-condicionado, no bolso e em BTUs por m²; faça a conta certa e não esquente a cabeça nesse Verão

A cada ano temos maior convicção de que, em boa parte do Brasil, existem apenas duas estações – talvez uma. Se você já está planejando adquirir um ar-condicionado neste verão, fique atento e não invista em um, sem antes entender como dimensionar o ar-condicionado.
Escolha a quantidade de BTU’s correta do seu aparelho para o cômodo em que será utilizado. Este é o principal cuidado que você deve tomar. Não adianta pegar um aparelho com a menor quantidade BTU’s possível, achando que irá economizar.
BTU é a sigla para British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado.
Para acertar, não só o modelo de ar-condicionado, é preciso conhecer sua capacidade. Funciona assim:
1 BTU = quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de 1/2 litro de água em 0,56ºC.
Sempre que pensar em BTU, pense na unidade 600 BTUs. Para cada pessoa ou aparelho que estiver ligado no ambiente, você precisará de 600 BTUs. Além disso, a cada metro quadrado do ambiente, acrescente mais 600 BTUs.
Vamos a um exemplo:
Se você tem uma área de 50 m², com 2 computadores e 3 pessoas, você precisará de um aparelho de ar-condicionado com 33 mil BTUs. Caso contrário, você não conseguirá resfriar o ambiente adequadamente.
Cálculo: 50 (metros quadrados) x 600 + 2 (computadores) x 600 + 3 (pessoas) x 600 = 33 mil BTUs.
Mas não acaba aí. É importante atentar quanto à exposição desse cômodo ao Sol. Caso o espaço esteja exposto a ele, acrescente mais 800 BTU em sua conta. Outros fatores como pé direito, equipamentos utilizados no espaço, assim como cores das parede e tipo de piso podem influenciar no resultado final.
Um pouco mais:
Sabendo que os valores são estimativas, conte sempre com a ajuda de um profissional para que ele faça a conta mais aproximada, dentro de sua realidade de trabalho.
Com informações: Proteste.