Como enviar um vídeo grande pelo WhatsApp [Android, iOS e PC]

Saiba como enviar um vídeo grande pelo WhatsApp no Android, iOS (iPhone) ou PC convertendo a mídia para um formato mais leve

Lucas Lima
Por

Se tentou enviar um vídeo pelo WhatsApp e foi informado que o arquivo é grande demais ou apareceu a opção para fazer um corte, será necessário converter a mídia para um formato menor antes de poder enviar pelo mensageiro. Há aplicativos que podem ajudar a diminuir o tamanho final desse anexo. Entenda quais os limites e como enviar um vídeo grande pelo WhatsApp (Na versão desktop, web, no iOS ou Android).

Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)
Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)

Como enviar um vídeo grande pelo iPhone

Tempo necessário: 5 minutos.

Para enviar um vídeo grande no WhatsApp é preciso fazer um procedimento de compressão no arquivo. Dessa forma, é possível seguir os parâmetros da rede social. O tutorial a seguir é para quem possui dispositivo iOS. Se você quer fazer no Android ou no WhatsApp Web, confira os tópicos abaixo.

  1. Baixe e inicie o aplicativo

    Baixe o aplicativo Video Compress na App Store e toque no ícone laranja localizado no centro do app para iniciar;Como enviar um vídeo grande pelo WhatsApp

  2. Selecione o vídeo

    Ao abrir, permita o acesso às suas fotos para selecionar o vídeo que deseja reduzir. Selecione o arquivo e toque no ✔️ no canto superior direito;Como enviar um vídeo grande pelo WhatsApp

  3. Reduza o tamanho

    Faça o ajuste na rolagem horizontal até que o tamanho do vídeo esteja menor que 16 MB. Toque no ícone para salvar, no canto superior direito;Aplicativo Video Compressor

  4. Aguarde

    Por fim, aguarde a renderização e depois toque em “Save”. Pronto, agora, basta ir até o WhatsApp e fazer o envio.Aplicativo Video Compressor

Há algumas regras para o envio de vídeos dentro do WhatsApp. Esse é o problema ao tentar enviar arquivos grandes demais, que demorariam vários minutos e poderiam consumir muita franquia da internet, caso seja a conexão de uso no momento.

Nos smartphones, iPhone e Android, quando um vídeo está grande para ser enviado, a opção sugerida é fazer um corte, selecionando apenas o trecho mais interessante.

Em alguns casos de vídeos que não são tão longos, mas que passam dos 16 MB, o próprio aplicativo consegue fazer uma compressão e enviar, mas não em todas as mídias.

Como enviar pelo Android

Se você possui um celular Android e quer enviar um vídeo pesado para um contato, é preciso seguir alguns passos. O procedimento é bem semelhante ao feito no iOS. Veja a seguir.

  1. Baixe o aplicativo Smart Video Compressor and resizer;
  2. Ao abrir, permita que o app tenha acesso às suas mídias;
  3. Escolha o vídeo que deseja reduzir para enviar pelo WhatsApp;
  4. Em “Quality”, ajuste a barra de rolagem até que o campo “Est. file size” fique menor que 16 MB;
  5. Toque em “Convert”;
  6. Dê um nome ao arquivo, se desejar, e toque em “Done”;
  7. Em seguida, basta enviar esse novo vídeo no chat.

Como fazer no WhatsApp Web ou app desktop

  1. Se usa o WhatsApp pelo computador, um wep app pode ajudar: acesse compresss.com/pt/compress-video.html;
  2. Clique no campo “Adicionar arquivos” e escolha o vídeo no computador;
  3. Aguarde o upload da mídia no site;
  4. Quando estiver pronto, aparecerá opções na opção “Arquivos de saída”, clique no nome do arquivo (em verde);
  5. O vídeo será aberto numa nova guia, clique com o botão direito nele e escolha a opção para salvar no computador (fazer download);
  6. Depois, é só tentar enviar de novo no WhatsApp (caso necessário, repita o processo para reduzir ainda mais o tamanho do vídeo).
Qual o tamanho máximo do vídeo para WhatsApp?

A página de suporte do WhatsApp informa que o limite para arquivos de imagem e vídeo é de 16 MB. No entanto, ao tentar enviar arquivos grandes pelo computador, o limite imposto é de arquivos menores ou iguais a 64 MB.

Com informações: WhatsApp.

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Graduou-se em Jornalismo em 2018 e se formou técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados

Relacionados