O YouTube é, sem sombra de dúvida, o maior repositório de vídeos da atualidade. De acordo com o Google, são mais de 2 bilhões – isso mesmo, bilhões – de vídeos reproduzidos diariamente. Um verdadeiro recorde e também um verdadeiro destruidor de banda. Meu problema com o YouTube é que, para cada vídeo bom publicado por lá, há pelo menos uns dez que não merecem a sua atenção.

Para evitar esse tipo de problema, é muito fácil: basta que os usuários passem a enviar seus vídeos particulares em modo privado. Sabe aquele casamento do amigo do vizinho de um primo na semana passada que não interessa a ninguém (como o do Roney, arre!)? Ou então um vídeo com fotinhos dos namorados, com música carregada de emoção ao fundo, na tentativa de uma reconciliação (tudo editado no Windows Movie Maker do XP, claro)? Tudo isso poderia desaparecer.

Agora eu te ensino como proteger os seus vídeos publicados no YouTube. Nenhum bisbilhoteiro vai ficar te perturbando depois que os passos simples desse tutorial forem tomados. Preste atenção:

1. O envio do vídeo é o primeiro passo. Depois de abrir a página inicial do YouTube, clique em Enviar vídeos (perto do campo de pesquisa do site). Uma nova página será aberta, a partir da qual o upload da sua superprodução será feito. Clique no botão amarelo Enviar vídeo e escolha o arquivo que será enviado.

2. Quando o upload do vídeo começar, você já vai poder editar as informações sobre o arquivo audiovisual, como título e descrição. Mas o que nos interessa são as opções na área Privacidade: você deve marcar Privado (pode ser visto por você e até 25 pessoas). Depois de fazer isso, clique em Salvar alterações. Edite o que mais for do seu interesse e deixe o vídeo ser enviado (isso pode demorar…).

3. Uma vez que o upload seja feito, vá na área de Meus Vídeos da sua conta no YouTube e clique em Editar naquele vídeo cujas configurações de privacidade você quer mudar.

4. Outra página de ajustes vai ser carregada, com configurações do seu vídeo. Nela você pode fazer de tudo, mas nosso foco é na área Privacidade. A opção Privado (pode ser visível para até 25 pessoas) deve estar ativada, mas com duas sub-opções desmarcadas. Ou seja, por enquanto somente você – ninguém mais – pode assistir aos vídeos.

5. Marque URL de acesso limitado. Assim que você fizer isso, poderá selecionar o endereço que começa com https://www.youtube.com/ logo abaixo da opção. É esse endereço que você deve usar na hora de recomendar o vídeo para seus familiares e amigos.

Pronto, mais um problema resolvido! Agora você vai ter seus vídeos no YouTube, porém com o direito de escolher que vai assisti-lo (ou não). Ah se todos os usuários do site de vídeos fizessem isso…

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados