Como disfarçar uma curtida acidental no Instagram

Tutorial ensina como tentar esconder uma curtida acidental no Instagram para não mostrar que você estava navegando por um determinado perfil na rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Publicações no feed do Instagram
Posts do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Disfarçar uma curtida acidental no Instagram é uma tentativa de esconder uma curtida dada por engano em uma publicação. Normalmente descurtir logo após ter curtido a publicação resolve. Porém, não garante que a pessoa não tenha recebido e visto a notificação.

Ainda há medidas mais drásticas para esconder os rastros da curtida involuntária, como mudar para um perfil privado e trocar o nome da conta na rede social. Contudo, são etapas menos práticas e os resultados também não garantem que o outro usuário não atribua a curtida a você.

Nenhum dos processos garante que a pessoa não saiba que você curtiu a publicação no Instagram. É preciso agir rápido para diminuir as chances de ela ver a notificação de curtida no Instagram.

A seguir, saiba o que fazer para esconder uma curtida acidental no Instagram:

1. Descurta a publicação que curtiu sem querer no Instagram

O primeiro passo é ser rápido e descurtir o post no Instagram na hora. Caso o app atualize ou você não consiga encontrar o post, será preciso ver as curtidas mais recentes do seu perfil para retirar o like acidental.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como disfarçar uma curtida acidental
Você pode descurtir uma publicação no Instagram clicando no coração vermelho (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

2. Curta a publicação mais recente da pessoa no Instagram

Curtir a publicação mais recente do perfil em questão serve para tentar “enganar” a aba Notificações da outra pessoa.

O outro usuário receberá um alerta da atividade de qualquer forma. Contudo, a notificação mais recente mostrará que você curtiu uma foto ou vídeo publicado há pouco tempo em vez de um post mais antigo.

Captura de tela do aplicativo do Instagram como disfarçar uma curtida acidental
Você pode curtir uma publicação mais recente para disfarçar a curtida por engano (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

3. Deixe sua conta privada e edite seu perfil no Instagram

Deixar a conta privada e editar o perfil são medidas drásticas para disfarçar a curtida por engano. Isso impede que a pessoa que não seja seu seguidor veja seu perfil completo. Caso ela seja um seguidor, será necessário remover o usuário da lista de Seguidores.

Após privar a conta, edite o perfil para se passar por outra pessoa. Toque no ícone da sua foto no canto inferior direito da tela e, depois, toque no botão “Editar Perfil”. Além da foto, mude seu nome, biografia e @ do Instagram (nome de usuário).

Importante: o antigo arroba ficará reservado por 14 dias. Esse é o prazo para mudar nome e arroba novamente ou eles ficarão disponíveis para outras pessoas usarem.

Captura de tela do aplicativo do Instagram explica o caminho para editar o perfil na rede social
Trocar o nome do perfil e o arroba ajuda a disfarçar uma curtida acidental (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

4. Desative a conta do Instagram temporariamente

Você pode desativar temporariamente o Instagram e ficar “invisível” para a pessoa não saber quem curtiu a publicação. Todas as curtidas e comentários ficam ocultos até o usuário reativar a conta. 

Importante: o perfil desativado será excluído permanentemente após 30 dias.

Posso esconder uma curtida no story do Instagram?

Você pode seguir os passos acima para tentar disfarçar a curtida em um story do Instagram. Para descurtir nos Stories, basta voltar à publicação e tocar de novo no ícone de coração no canto inferior direito. Vale mencionar que a publicação deve estar no ar ou salva nos destaques no perfil da pessoa.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como remover uma curtida enviada no Story
Para esconder a curtida em story do Instagram basta tocar novamente no ícone de coração (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Dá para esconder uma reação nos Stories do Instagram?

Você pode apagar a reação ao story antes que a outra pessoa tenha visualizado. Para isso, vá até as mensagens diretas do Instagram, encontre e acesse o perfil da pessoa. Então, toque e segure o story com a reação e, em seguida, toque em “Cancelar envio”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como remover uma reação enviada por Story
Você pode cancelar o envio de uma reação nas mensagens diretas do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Se eu curtir e descurtir no Instagram ainda aparece para a pessoa?

A pessoa pode receber uma notificação push, alerta em formato de pop-up ou banner que aparece na tela do celular. Por esse motivo, é importante curtir e descurtir a publicação antiga e depois dar like em um post mais recente.

Posso encontrar rapidamente um post que curti no Instagram?

Sim. Você pode ver todas as publicações curtidas no Instagram pelo app do Instagram para celulares Android e iPhone. A rede social mostra uma lista com os posts mais recentes em que você deu like, sem que você precise acessar o perfil da pessoa.

Consigo saber se a pessoa viu minha curtida no Instagram?

Não. O Instagram não informa se a pessoa viu a notificação sobre a sua curtida em uma publicação.

É possível ver quem curtiu e descurtiu minhas publicações no Instagram?

O Instagram não notifica se alguém descurtiu uma publicação. A rede social apenas alerta quando um post recebeu o like. A única forma de saber se alguém descurtiu uma publicação é ter visto a curtida e depois notar que ela não está mais lá.

A pessoa pode ver minha curtida se meu Instagram for privado?

Sim. As curtidas em posts de perfis abertos no Instagram ficarão visíveis para todos, incluindo o dono da publicação. Por isso, uma das sugestões para disfarçar a curtida acidental é editar o perfil e o seu arroba após tornar a conta do Instagram privada.

A curtida no Instagram some ao desativar minha conta?

As curtidas e comentários são ocultados ao desativar a conta do Instagram. Contudo, vale dizer que as interações reaparecerão quando você reativar o perfil. A vantagem é que a antiga curtida acidental pode não aparecer nas atividades mais recentes da pessoa.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados