O que fazer se apaguei o contato da agenda mas ele continua no WhatsApp?

Se um contato excluído da agenda do celular ainda aparecer no WhatsApp, significa que o aplicativo não sincronizou os dados com o telefone

Igor Shimabukuro Lucas Lima
Por e
Ilustração para mostrar contato excluído do telefone que continua aparecendo no WhatsApp
Saiba o que fazer caso um contato excluído do aparelho continuar aparecendo no WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se o contato já foi excluído da agenda do telefone e ainda não saiu do WhatsApp, é preciso observar se o mensageiro já sincronizou as alterações feitas.

Outra solução para excluir um contato do WhatsApp é verificar se o celular tem outros aplicativos de agenda instalados no Android, assim como contas de internet que sincronizam com o aplicativo da agenda principal.

Vale notar que remover um contato da agenda do celular não fará o histórico de mensagens sumir no WhatsApp. Nesse caso, também é necessário apagar a conversa no mensageiro.

A seguir, saiba o que fazer se um contato apagado da agenda do celular continuar no WhatsApp.

Atualize a lista de contatos no WhatsApp

Se um contato excluído do telefone Android permanecer no WhatsApp, pode ser que houve falha na sincronização do app. Para resolver isso, abra uma nova conversa no mensageiro, vá até o menu de três pontos e toque em “Atualizar”. Feito isso, são grandes as chances de excluir um contato do WhatsApp que não está na agenda.

Passo a passo para atualizar a lista de contatos no WhatsApp
Atualizando a lista de contatos no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Apague o contato da agenda do celular principal

Se o usuário utiliza o mesmo WhatsApp em outros aparelhos, será preciso apagar o contato do telefone principal, já que é ele que sincroniza a lista. Para excluir um contato do WhatsApp pela agenda do celular: entre nos contatos do telefone primário; busque pelo contato e abra-o; toque no menu de três pontos e escolha “Excluir”.

Excluindo um contato da agenda do celular
Excluindo um contato da agenda do celular (Imagem: Reprodução/Android)

Procure por outros aplicativos de agenda no celular

Há casos em que um contato continua no WhatsApp, mesmo excluído do telefone, por estar salvo em outros aplicativos de agenda. Por conta disso, é importante localizar essas ferramentas (como o Contatos do Google) e, se necessário, excluir o contato por elas. Para localizar apps de agenda em seu Android:

1. Abra a lista de contatos do aparelho

Arraste a tela para cima para acessar a lista de aplicativos do dispositivo. Feito isso, use a barra de pesquisa para acessar a ferramenta “Contatos” de seu Android.

Acessando os Contatos no Android
Acessando os Contatos no Android (Imagem: Reprodução/Android)

2. Verifique os serviços de contato do dispositivo

Toque em “Todos os contatos” e veja os serviços de contatos (além do telefone) que aparecem no pop-up inferior. Vale tocar em “Personalizar visualização” para verificar possíveis outros apps ocultos. Depois, é só ver se o contato também está salvo nessas outras ferramentas para excluí-lo.

Verificando aplicativos de contato no dispositivo Android
Verificando aplicativos de contato no dispositivo Android (Imagem: Reprodução/Android)

Verifique os contatos da Conta Google

Como o WhatsApp também puxa números salvos em apps de agenda de terceiros, é possível que um contato excluído do telefone ainda esteja aparecendo no WhatsApp por ter sido salvo no Google Contatos. Para verificar isso e excluir um contato Google:

1. Acesse o Google Contatos

Pelo navegador, acesse “contacts.google.com” para entrar nos Contatos do Google.

Acessando o Google Contatos pelo navegador
Acessando o serviço Google Contatos pelo navegador (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

2. Exclua um contato de sua conta Google

Pressione o contato a ser excluído e marque a caixa azul. Posteriormente, toque no menu de três pontos do contato escolhido e, em seguida, escolha a opção “Excluir”.

Excluindo um contato do Google Contatos
Excluindo um contato do Google Contatos (Imagem: Reprodução/Google Contatos)

Apague o histórico de conversas com o contato no WhatsApp

Mesmo se excluído do aparelho, um contato continua no WhatsApp se a conversa não for apagada. E se a intenção é impedir a exibição deste contato excluído (mesmo sem nome) no mensageiro, é preciso segurar a conversa em questão, tocar na lixeira no topo da tela e tocar em “Apagar conversa”.

Excluindo uma conversa no WhatsApp
Excluindo uma conversa no WhatsApp com um contato excluído do celular (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Existe uma agenda própria do WhatsApp?

Não. O WhatsApp carrega os contatos da lista do smartphone ou de contatos salvos em serviços de e-mail ou agenda. O mensageiro da Meta então filtra todos esses números e separa os contatos inscritos no WhatsApp dos que não estão cadastrados no app.

Posso ter só o contato na agenda sem adicionar no WhatsApp?

Não. Ao iniciar uma nova conversa, o WhatsApp exibirá a lista de todos os contatos salvos (no aparelho, Google Contatos ou outros apps), incluindo números válidos, telefones não inscritos no mensageiro (com uma opção de convite) ou contatos bloqueados no app (com um aviso sobre o bloqueio).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados