Como apagar uma mensagem ou conversa no Instagram Direct

Tutorial mostra como apagar uma mensagem específica ou conversas inteiras na DM do Instagram pelo celular Android ou iPhone

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 2 semanas
Ilustração mostra uma tela do aplicativo Instagram com o menu de opções de mensagens diretas
Recurso "Cancelar envio" exclui a mensagem direta do Instagram para o remetente e o destinatário (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Apagar uma mensagem no Instagram é excluir um registro do que foi enviado ou recebido no Direct. É possível deletar mensagens ou conversas pelo aplicativo para celulares Android e iPhones, e também pela versão web.

Para excluir mensagens individuais que você enviou no Instagram, basta selecionar a opção “cancelar o envio”, dentro do chat. A opção apaga a mensagem para ambas as partes.

Outra alternativa disponível é apagar a conversa inteira. Esse método limpa não só todas as mensagens, mas todo o histórico de ligações e áudios enviados ou recebidos.

A seguir, saiba como apagar uma mensagem ou conversa no Instagram.

Como apagar uma mensagem no Instagram

1. Acesse as DMs do seu Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular Android ou no iPhone e toque no ícone de Mensagens Diretas (DMs), no canto superior direito da tela, para ver todas as suas conversas.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar a área de DMs

2. Toque em uma conversa para excluir mensagens do Instagram

Toque em cima da conversa do Instagram onde está a mensagem que você quer apagar.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar uma conversa

3. Selecione a mensagem direta que será excluída do Instagram

Segure o toque em cima da mensagem que você deseja excluir até aparecer um menu pop up.

Importante: só é possível selecionar as mensagens enviadas por você.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como selecionar uma mensagem

4. Selecione “Cancelar envio” para apagar a mensagem do Instagram

Toque em “Cancelar envio” para excluir a mensagem na conversa do Instagram. Depois, toque novamente em “Cancelar envio” – ou em “OK”, no iPhone – para confirmar a ação.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como cancelar o envio de uma mensagem

Como apagar uma conversa inteira no Instagram

1. Acesse as DMs do seu Instagram

Toque no ícone de Mensagens Diretas (DMs), no canto superior direito da tela, para abrir as suas conversas no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar a área de Mensagens Diretas (DMs)

2. Selecione a conversa do Instagram que você deseja apagar

Deslize o dedo para esquerda em cima do bate-papo que você quer apagar (no iPhone) ou segure o toque em cima do chat (no Android) para abrir um menu de opções do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como selecionar uma conversa para ser excluída

3. Toque em “Excluir” para limpar a conversa no Instagram

Selecione a opção “Excluir” para apagar a conversa no Instagram. Depois, na janela de pop up, toque novamente em “Excluir” para confirmar a sua ação.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como excluir uma conversa na DMs

Como apagar várias conversas de uma vez no Instagram

Para excluir várias conversas de uma vez, você deve usar a conta profissional do Instagram. A função não está disponível para contas pessoais da rede social de fotos e vídeos.

1. Acesse a área de DMs do seu Instagram

Toque no ícone de Mensagens Diretas (DMs), no canto superior direito da tela, para visitar a área de conversas do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar as Mensagens Diretas

2. Toque em “Selecionar bate-papos” no Instagram

Toque no ícone de três pontos, ao lado do seu nome de usuário. Depois, nos telefones Android, toque na opção “Selecionar bate-papos” para avançar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como abrir o menu "Selecionar bate-papos"

3. Selecione as conversas que serão apagadas do Instagram

Toque nos círculos ao lado das fotos dos seus contatos para selecionar as conversas que serão excluídas.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como selecionar os bate-papos que serão excluídos

4. Toque em “Excluir” para limpar todas as conversas de uma vez

Toque na opção “Excluir”, no canto inferior direito, para apagar todas as mensagens dos bate-papos selecionados de uma vez. Depois, selecione a opção “Excluir” para confirmar a ação.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como excluir várias conversas de uma vez

Tem como apagar mensagens no Instagram pelo PC?

Sim, a versão web do Instagram possui as opções “Cancelar envio” e “Excluir um bate-papo”. Semelhante ao app, ambas estão disponíveis ao acessar a área de DM pelo navegador do PC.

Por que não consigo apagar uma mensagem no Instagram?

Há alguns pontos que podem impedir você de apagar uma mensagem no Instagram. Os mais comuns são:

  • Mensagem do outro contato: você não pode excluir mensagens enviadas por outras pessoas para você. Somente o remetente pode apagar as mensagens individuais que ele enviou;
  • Solicitação de contato: se você enviou uma mensagem para alguém que não te segue, ela aparece como “Solicitação de contato”. Não é possível cancelar o envio dessa mensagem, mas você pode exclui-la da sua caixa de entrada;
  • Aplicativo desatualizado: se você estiver usando uma versão antiga do app do Instagram, ela pode ser incompatível com as funções de “Cancelar envio” e excluir conversas. Por isso, sempre mantenha o app atualizado;
  • Bug temporário: às vezes, problemas do próprio Instagram podem impedir que você apague mensagens. A solução é tentar excluir a conversa em outro momento ou buscar ajuda do suporte da rede social.

Posso apagar o histórico de chamadas das mensagens do Instagram?

Não é possível excluir as mensagens de chamadas nas conversas do Instagram de forma individual. Uma possível solução é excluir o bate-papo inteiro, mas você também perderá todas as mensagens trocadas anteriormente com a pessoa.

Posso apagar a conversa inteira no Instagram para as duas pessoas?

Não. Quando você exclui uma conversa inteira no Instagram, essa ação afeta apenas a sua caixa de DMs. A pessoa do outro lado continua vendo o histórico do bate-papo. Somente as mensagens apagadas individualmente desaparecem para o remetente e o destinatário.

A pessoa pode saber se eu apagar uma mensagem na conversa do Instagram?

Depende. O destinatário pode receber uma notificação e ler a mensagem antes de você cancelar o envio. Então, ele notará que você apagou a mensagem. Em outros casos, se a pessoa desativa as notificações do app, ela não poderá saber que você excluiu a mensagem.

Posso recuperar as mensagens apagadas no Instagram?

As mensagens do Direct do Instagram não podem ser recuperadas. Esses dados não podem ser resgatados nem solicitando o backup dos arquivos do perfil na Central de Contas da Meta. A rede social apenas abre exceções em casos de investigações policiais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados