word no computador e celular
Como excluir uma página em branco no Microsoft Word (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Se você está editando um texto longo no Microsoft Word e encontrou uma página em branco indesejada — ao final ou no meio do arquivo — talvez o seu documento tenha elementos como parágrafos vazios, quebras de página manuais ou quebras de seção. Para te ajudar a resolver esse problema, fizemos um tutorial de como excluir uma página em branco no Word. Confira!

Como apagar uma página em branco pelo computador

Tempo necessário: 2 minutos

O processo é bem tranquilo, para isso você usará o recurso “Parágrafo” do editor da Microsoft:

  1. Ative a visualização das marcas de parágrafo e outros símbolos de formatação

    Se estiver no Windows, pressione Ctrl+Shift+8 ou clique no ícone ¶ na guia “Página inicial” na categoria “Parágrafo”; no Mac, clique no ícone (¶) ou pressione Command +8; recurso parágrafo word

  2. Localize os símbolos de formatação

    Encontre no documento o ícone ¶ (que é a marca de parágrafo) ou a sinalização de quebra de página, ou quebra de seção; Excluir página em branco (1)

  3. Remova os itens indesejados

    Selecione as marcas de parágrafo vazias (¶) com seu mouse e pressione “Delete”. Com esse recurso, você pode excluir parágrafos extras, quebra manual de página, quebra de seção e espaços vazios após tabelas que encerram documentos;

  4. Oculte os símbolos de formatação

    Clique novamente em (¶) para ocultar a visualização das marcas de parágrafo e os outros símbolos de formatação.

Como excluir a página em branco no Word Online

O passo a passo é bem semelhante ao tutorial acima, a única diferença está na localização do recurso “Parágrafo”:

  1. Na aba “Início”, clique nos três pontinhos e depois toque em “Mostrar/Ocultar ¶”
    recurso parágrafo word online
  2. Vá selecionando as marcas de parágrafo vazias, que possuem o ícone “¶” e pressione “Delete”;
    parágrafos word online
  3. Novamente na aba “Início”, clique nos três pontinhos e, na sequência, em “Mostrar/Ocultar ¶” para ocultar a marcação.

Como deletar uma página em branco no Word pelo celular

  1. No documento, toque no ícone da página no menu superior para conseguir ver as divisões entre páginas;
    aplicativo word
  2. Deslize a tela até a página em branco que deseja apagar; ao chegar nela, toque na tela para habilitar o teclado e use tecla com ícone de “x” para apagar o conteúdo. Caso a página tenha muitas linhas em branco, será necessário apertar a tecla várias vezes;
    apagar parágrafo word celular
  3. Outra alternativa é pressionar a tela no início da página em branco, até que apareça um marcador. Arraste o marcador até o final da página e use a ferramenta da tesoura no Android ou clique em “Excluir” no iPhone para apagar a marcação inteira e, por consequência, excluir a página em branco.
    excluir folha branca word celular

Posso eliminar uma página em branco no final do documento?

Se a página em branco estiver no final do documento, vá até ela pressionando “Ctrl+End” no teclado e, em seguida, pressione “Backspace” (botão de apagar). Se a página em branco é causada por parágrafos extras ou uma quebra de página manual isolada, isso deve removê-la rapidamente. Pode ser preciso pressionar espaço mais de uma vez em vários parágrafos vazios.

Outra alternativa é reduzir o tamanho da fonte do parágrafo que está no final para que ele caiba na página anterior.

O que fazer quando a página em branco aparece na impressão?

Quando a página em branco é exibida apenas na impressão, a impressora pode estar ajustada para imprimir uma “página separadora”.

Posso excluir uma página no Word que não esteja em branco?

Se você quer excluir uma página que tem algo escrito, foto ou outro elemento, selecione o conteúdo para excluir e pressione a tecla “Delete” no seu teclado.

Com informações: Microsoft 1, 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados