O usuário que quiser excluir seu canal do WhatsApp deve acessar os dados de um canal, escolher a opção “Apagar canal”, e confirmar o número de telefone.

O processo de exclusão de canais do WhatsApp pode ser feito em dispositivos móveis (Android ou iPhone) ou pelo computador via WhatsApp Web.

A seguir, veja como apagar um canal do WhatsApp pelo celular ou PC.

Como apagar um canal do WhatsApp pelo celular

1. Abra o WhatsApp e entre na guia de Atualizações e Canais

Inicie o app móvel do WhatsApp pelo Android ou dispositivo iOS, visto que o método é o mesmo em ambos os sistemas operacionais. Em seguida, vá na guia “Atualizações”, que também aloca o recurso de Canais do mensageiro.

2. Acesse os dados de um canal do WhatsApp criado por você

Entre em um canal do WhatsApp criado por você e que deve ser apagado. Depois, toque em cima do nome do canal no topo da página de chat.

3. Use o recurso “Apagar canal” no WhatsApp e confirme a ação

Desça a tela e vá na opção “Apagar canal”. Em seguida, toque em “Apagar” na tela seguinte.

4. Informe seu número de telefone para concluir a exclusão

Confirme seu número de telefone (incluindo o código do país e DDD) e aperte novamente na opção “Apagar” para excluir o canal do WhatsApp.

Como excluir um canal do WhatsApp pelo PC

1. Faça login no WhatsApp Web pelo PC e entre na guia “Canais”

Acesse web.whatsapp.com pelo navegador e faça login no WhatsApp Web, que é a única versão do mensageiro para PC que oferece a opção de exclusão de canais. Depois, clique na guia do recurso Canais (a terceira da esquerda para a direita).

2. Entre nos dados de um canal do WhatsApp criado por você

Acesse um canal do WhatsApp criado por você. Em seguida, clique em cima do nome do canal na página da conversa.

3. Vá na opção “Apagar canal” nos dados do canal do WhatsApp

Role a janela “Dados do canal” aberta e vá na opção “Apagar canal”.

4. Confirme a exclusão do canal e informe seu número telefone

Clique na opção “Apagar”. Depois, informe o seu número de telefone (incluindo o código do país e DDD) na janela seguinte para concluir a exclusão do canal do WhatsApp.

É possível excluir qualquer canal do WhatsApp?

Não. O usuário só consegue excluir canais do WhatsApp criados por ele. O indivíduo não será capaz de excluir um canal criado por outra pessoa, mesmo que ele seja um administrador do canal.

Posso excluir um canal do WhatsApp criado por outra pessoa?

Não, não é possível excluir um canal do WhatsApp criado por terceiros. A alternativa de desvinculação para deixar de receber atualizações e posts consiste em sair de um canal do WhatsApp, bastando abrir o canal em questão, tocar no menu de três pontos do chat e escolher a opção “Deixar de seguir”.

Dá para desativar um canal do WhatsApp sem precisar excluir?

Não existe uma opção específica para desativar o canal temporariamente, mas o usuário pode parar as publicações para não ter que excluí-lo. Vale lembrar que a exclusão do canal manterá as atividades anteriores, embora a ação impeça que novas publicações sejam feitas.

Tem como excluir a aba de Canais do WhatsApp?

Não. Atualmente, o WhatsApp não oferece uma forma de excluir ou ocultar a aba de Canais, já que a guia do recurso faz parte da interface do mensageiro.

É possível recuperar um canal do WhatsApp excluído?

Não. Inclusive, o próprio WhatsApp informa durante a exclusão do canal que ele será deletado permanentemente, sem possibilidades de recuperação.

Logo, a alternativa consiste em criar um canal no WhatsApp novamente “do zero”, caso o antigo tenha sido excluído.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.