Tecnoblog
Razão Social Globo Comunicação e Participações S/A
Fundação 3 novembro, 2015
Rio de Janeiro, Brasil
Website Oficial globoplay.globo.com

Globoplay

O Globoplay é um serviço de streaming brasileiro pertencente ao Grupo Globo, lançado em 2015. Além de conteúdos gravados, também é possível assistir programas ao vivo através da plataforma.

No seu lançamento, o Globoplay foi disponibilizado no formato “freemium”, com acesso gratuito limitado, e assinatura a partir de R$ 12,50 mensais. Na época, o streaming já contava com todas as produções originais da Rede Globo a partir de 2010, além da possibilidade de assistir programas ao vivo, porém com limitação baseada no IP e GPS do usuário.

Um ano depois, seu aplicativo já havia sido baixado 9,5 milhões de vezes, com 6,3 bilhões de minutos de conteúdo consumidos pelo público. No ano seguinte, o Globoplay, que já estava disponível para Android, iOS, web e algumas smart TVs, também passou a integrar a Apple TV, graças à uma parceria entre as empresas.

Em 2018, outros acordos foram fechados, desta vez para trazer produções internacionais para o streaming. Assim, séries como The Good Doctor (O Bom Doutor), House e The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia) logo passaram a fazer parte do catálogo. Além disso, a cobertura do reality Big Brother Brasil, uma das maiores fontes de audiência da Globo, também foi ampliada no Globoplay.

No ano seguinte, outra novidade da plataforma foi a exibição prévia de alguns programas para assinantes, começando pela série Malhação. Além disso, o Globoplay continuou adicionando outros contéudos ao catálogo, como o clássico Todo Mundo Odeia o Chris e anunciou a abertura de três novos estúdios para a produções originais do streaming.

Já em 2020, o Globoplay também trouxe aos assinantes a possibilidade de assistir outros canais ao vivo além da própria Globo — que já estava disponível desde o lançamento. Dessa forma, Multishow, GNT, Sport TV, Premiere e outros chegaram com o pacote. No mesmo ano, foi adicionado o botão “explorar” na plataforma, para facilitar a busca por conteúdos.

Por fim, em 2021, o Globoplay foi considerado o quarto maior serviço de streaming do Brasil, segundo o ranking do site JustWatch. Na época, os plano mais barato custava R$ 19,90 mensais, podendo ser contratado anualmente.

Continue lendo »

Tudo sobre Globoplay