Live no Instagram: o que é e como fazer uma transmissão ao vivo na rede social

Artigo explica como funcionam as lives no Instagram e quais são os requisitos para começar a transmissão de um vídeo ao vivo no app

Lupa Charleaux Ana Marques
Por e
Ilustração sobre o recurso Live do Instagram
Saiba o passo a passo para realizar transmissões ao vivo no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Instagram Live é um recurso que permite aos usuários transmitirem vídeos ao vivo para seus seguidores na rede social.

Neste artigo, o Tecnoblog explica como iniciar, encontrar e participar de lives no Instagram. Também respondemos dúvidas sobre o funcionamento e configuração das transmissões.

Saiba ainda em quais dispositivos é possível assistir às lives de seus amigos e contas que você segue, bem como os requisitos para começar um vídeo ao vivo no seu perfil.

O que é live no Instagram?

As lives do Instagram são transmissões ao vivo que permitem uma interação em tempo real entre criador (ou “anfitrião”) e o público.

O Instagram Live faz parte do pacote de recursos do Instagram para qualquer usuário com uma conta pessoal ou uma conta profissional. Não há um mínimo de seguidores para fazer uma transmissão. Também é possível convidar até três pessoas para participarem da conversa ao vivo.

Do outro lado da tela, os espectadores podem usar diferentes formas de interação. Eles conseguem curtir, deixar comentários, fazer perguntas, usar emojis e enviar reações durante a transmissão na rede social.

Quanto tempo dura uma live no Instagram?

Uma live do Instagram pode ter até 4 horas de duração. Após esse tempo, a transmissão é encerrada automaticamente pela rede social. Então, pode ser necessário abrir uma nova sessão de live para continuar a conversa.

Posso transmitir ao vivo no Instagram um vídeo gravado previamente?

O Instagram não possui uma ferramenta nativa para transmitir a tela ou exibir um vídeo gravado durante a live. Entretanto, aplicativos de terceiros, como o Later e o Streamlabs, permitem agendar o conteúdo gravado previamente e exibí-lo como uma transmissão ao vivo na rede social.

Como fazer live no Instagram?

O jeito mais simples de fazer uma live no Instagram é usando o aplicativo para celular. Também é possível fazer transmissão pela versão web no PC, mas é necessário usar o Instagram Live Producer (para contas profissionais) ou um software de streaming de terceiros.

A seguir, veja como fazer uma live no Instagram pelo seu smartphone:

1. Abra o Instagram e toque em “+” na tela inicial do app

Abra o aplicativo no Instagram no seu celular Android ou no iPhone e toque no ícone “+”, no centro da parte inferior da tela, para iniciar uma nova publicação.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como criar uma nova publicação

2. Acesse a aba “Ao vivo”, no menu inferior

Deslize as categorias de publicações para a esquerda, no menu na parte interior da tela, até achar a aba “Ao Vivo”.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como acessar a opção Ao Vivo

3. Defina o público e toque no botão central para fazer a live

A tela da live no Instagram traz alguns recursos que podem ser usados antes de iniciar a transmissão. Na lateral esquerda da tela, você encontra as opções para adicionar um título para a live (ícone de texto) e para agendar uma live no Instagram (ícone de calendário).

Também há a opção “Público” – em cima do botão central (Android) ou na parte superior da tela (iOS) – que permite selecionar os espectadores da transmissão: Todos, Seguidores que você também Segue, Amigos Próximos e Prática (um teste antes de começar a live).

Você ainda pode selecionar um dos efeitos do Instagram para aplicar na sua imagem durante a live. Basta passar para o lado esquerdo para ver as diferentes opções de filtros.

Após acertar todos os detalhes, toque no botão central para iniciar a live no Instagram.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como iniciar uma live

Como encontrar uma live no Instagram?

As lives de perfis que você segue no Instagram são encontradas na parte superior do feed, tanto no app para celulares quanto na versão web. As transmissões aparecem em destaque antes dos Stories e são identificadas por um círculo colorido e a frase “Ao vivo” embaixo da foto de perfil.

O Instagram não tem uma aba dedicada exclusivamente à busca de lives aleatórias, como o TikTok. Mas você pode encontrar uma live pela aba “Explorar” ao pesquisar por um tema, hashtag ou perfil no Instagram. Assim, a rede social exibirá as pessoas que estão realizando uma transmissão ao vivo naquele momento.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como acessar uma live do Instagram

Qualquer um pode entrar em uma live do Instagram?

Você consegue definir o seu público antes de iniciar uma live no Instagram. As opções de transmissões são: aberta para todos, para seguidores que você também segue ou para pessoas da lista Amigos Próximos.

Além de ser o anfitrião, você pode convidar um amigo para a live no Instagram. A ferramenta permite chamar até três pessoas para participar da conversa. Os espectadores também podem solicitar participar da live, mas você pode aceitar ou negar o pedido deles.

Tem como assistir a uma live do Instagram pelo PC?

É possível assistir a uma live do Instagram pelo PC ao clicar no ícone “Ao vivo” na parte superior do feed da rede social. Outra opção é visitar a página da pessoa e clicar na foto de perfil para começar a acompanhar a transmissão na rede social de fotos e vídeos.

Capturas de tela mostram como ver uma live do Instagram no PC

Por que não consigo comentar em uma live do Instagram?

Há algumas razões pelas quais você pode não conseguir comentar em uma live no Instagram. As mais comuns são:

  • Comentários desligados: o anfitrião ou o moderador optou por tirar os comentários da live no Instagram;
  • Aplicativo desatualizado: a versão do app da rede social não é compatível com os recursos de transmissões ao vivo;
  • Problemas técnicos: o app do Instagram pode estar com bugs momentâneos ou a sua conexão está instável.

Por que não consigo achar uma live no Instagram?

Alguns motivos podem impedir você de encontrar uma live no Instagram. Por exemplo:

  • Live oculta: o anfitrião decidiu ocultar a live no Instagram e não compartilhar o conteúdo com outras pessoas da rede social;
  • Público selecionado: você não faz parte de um dos grupos de espectadores, como a lista de Amigos Próximos.

Posso assistir live no Instagram anonimamente?

Não há uma forma oficial de assistir live no Instagram anonimamente. Apps de terceiros prometem ver stories e lives anonimamente usando perfis falsos, mas essa prática não é recomendada por questões de segurança da sua conta.

Assim, uma alternativa é esperar a pessoa compartilhar a transmissão no perfil como um reel, para que você assista ao vídeo sem ser dedurado.

Como encerrar uma live do Instagram?

Para encerrar a live no Instagram, você deve tocar no “X” no canto superior direito da tela. Depois, toque em “Encerrar vídeo” para concluir a transmissão ao vivo na rede social.

Apenas o anfitrião e os moderadores podem encerrar uma live no Instagram. Os convidados não têm controle sobre a transmissão. Caso a conexão do anfitrião caia ou ele feche o aplicativo sem querer, a live será encerrada automaticamente.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como encerrar uma live do Instagram

Posso compartilhar uma live no Instagram?

Você pode compartilhar uma live em andamento no Instagram tocando no ícone de avião de papel, no canto inferior direito da tela. Depois, basta encaminhar o link via mensagem direta (DM) para quem você deseja que assista à transmissão ao vivo.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como compartilhar uma live em andamento do Instagram

Após encerrar a transmissão, você pode também pode salvar a live do Instagram e compartilhar no seu perfil. Assim, outras pessoas podem ver a transmissão a qualquer momento.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados