Como fazer uma bigorna no Minecraft

Seja para consertar ou melhorar itens, saber como fazer uma bigorna no Minecraft vai ser de grande ajuda para continuar no jogo

Leandro Kovacs
Por

Esses blocos podem ser utilizados para consertar seus itens danificados, combinar equipamentos com encantamentos e modificar o nome do seu item. Venha descobrir como fazer uma bigorna no Minecraft para “tunar” seus equipamentos no jogo.

Steve, personagem de Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Microsoft Studios)
Melhore o seu desempenho no jogo com uma bigorna. (Imagem: Divulgação/Mojang/Microsoft Studios)

Receita de criação: 4 barras de ferro + 3 blocos de ferro 

Para conseguir fazer a barra de ferro, combine um minério de ferro com qualquer combustível na fornalha — o item também pode ser feito com pepitas de ferro; é só juntar 9 pepitas para uma unidade.

Já para fazer um bloco de ferro, é necessário 9 barras de ferro. Portanto, para a bigorna, junte 27 barras de ferro.

Com os materiais em mãos, coloque os 3 blocos de ferro na horizontal de cima, uma barra no centro e 3 barras na horizontal de baixo.

Como fazer uma bigorna no Minecraft
Posicione os materiais corretamente para criar a bigorna. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Para que serve a bigorna?

  • Reparar Item: combinando seu item danificado com materiais correspondentes (25% de recuperação para cada material combinado)
  • Renomear: ao colocar seu equipamento na bigorna é possível alterar o nome dele
  • Encantar equipamentos: livros de encantamentos feitos na mesa de encantamentos podem ser combinados com seus equips na bigorna. Darão o poder correspondente naquele seu escudo, armadura, arma, entre outras coisas.

É importante saber também que cada vez que a bigorna for usada existe uma chance de 12% para ela sofrer dano. Após sofrer dano por uso 3 vezes, ela será destruída. No geral, elas duram 25 utilizações. Além disso, somente bigornas idênticas, com o mesmo nível de dano, podem ser acumuladas no inventário.

Se você montar o item próximo da mesa de encantamento, vai transformar o cômodo em uma indústria de itens mágicos superiores.Se for para uso próprio, a bigorna irá te ajudar muito para manter seus itens com boa durabilidade. Melhore sempre itens com encantamentos, na mesa de encantamento.

Caso seja um capitalista nato, monte sua linha de produção de equipamentos encantados e venda para seus amigos. Espero ter ajudado, com mais uma dica.

Mais informações: Minecraft Wiki

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados

Relacionados