Corrente no Instagram: como achar, responder ou criar a sua

Correntes do Instagram podem ser feitas com a figurinhas "Sua vez", antes conhecida como "Use a sua"; recurso é exclusivo dos Stories e Reels para interagir com a comunidade

Lucas Lima Victor Toledo
Por e
Figurinha de corrente do Instagram (Imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

É preciso acessar a aba de figurinhas no aplicativo para criar uma corrente no Instagram. O usuário consegue fazer com a legenda que desejar, basta adicionar foto, vídeo, descrição e compartilhar com seus seguidores. Veja detalhes abaixo.

Como achar uma corrente no Instagram

Não é possível pesquisar por correntes ativas na rede social, você precisa encontrá-las em Stories compartilhados por outros usuários e então escolher responder a corrente do Instagram.

Como responder uma corrente no Instagram Story

Quando vir uma corrente do Instagram que queira responder toque em “Sua vez” na figurinha e em seguida adicione a foto ou vídeo para compartilhar. Você também pode iniciar a sua própria corrente no Instagram, se preferir.

Como criar uma corrente no Instagram

Para criar sua própria corrente no Instagram você precisa criar um novo Story ou Reels:

  1. Na tela de edição do Stories, abra o seletor de figurinhas;
    captura de tela do processo para criar uma corrente no instagram
  2. Toque na figurinha “Sua vez”;
    captura de tela do processo para criar uma corrente no instagram
  3. Escreva o tema da corrente ou toque nos dados na parte inferior da tela, para definir um assunto aleatório. Para finalizar, selecione “Concluir” no canto superior direito;
    captura de tela do processo para criar uma corrente no instagram
  4. Compartilhe o Stories com todos os seguidores ou os Amigos Próximos.
    captura de tela do processo para criar uma corrente no instagram

É possível saber quem está participando de uma corrente no Instagram?

Sim! Para ver a lista de usuários participantes basta tocar na figurinha. Você só não poderá ver pessoas que têm um perfil privado, publicaram a corrente do Instagram nos Amigos Próximos ou bloquearam você.

Captura de tela com a lista de participantes de uma corrente no Instagram
Lista de participantes da corrente do Instagram é exibida ao tocar na figurinha “Sua vez” (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Tem como saber quem começou uma corrente nos Stories do Instagram?

Depende. É possível encontrar o “Iniciado por” no topo da lista de participantes da corrente do Instagram. Contudo, a rede social só mostra essa informação quando:

  • A publicação foi feita por uma conta pública;
  • A publicação foi feita por uma conta privada, mas você está entre os seguidores da conta;
  • A publicação foi feita para os Amigos Próximos e você está nessa lista;
  • Quem iniciou a corrente não foi bloqueado por você ou o contrário;
  • A publicação original não foi apagada;
  • O autor da publicação não optou por esconder os créditos da corrente.

O que acontece se eu excluir uma corrente que criei no Instagram?

A corrente continuará existindo para as pessoas que participaram, contudo o crédito por ter iniciado a corrente vai desaparecer.

Por que a figurinha “Sua vez” não aparece no meu Instagram?

A primeira recomendação é atualizar o aplicativo do Instagram no iPhone ou Android. A segunda recomendação é procurar pela figurinha “Sua vez” em vez de “Use a sua”. O Instagram mudou o nome do recurso para deixar o texto mais claro. Normalmente essa figurinha fica em terceiro lugar na caixa de figurinhas.

Com informações: Instagram.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Graduou-se em Jornalismo em 2018 e se formou técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e jogos de futebol.

Relacionados

Relacionados