Como fazer uma Enciclopédia no Minecraft

Saiba como criar suas próprias receitas no Minecraft a partir da criação da Enciclopédia, um dos principais itens do jogo

Felipe Vinha
Por

A Enciclopédia em Minecraft é, na verdade, um item de receitas que não é exatamente interativo ou que pode ser criado normalmente dentro do jogo. Ela serve para exibir receitas de outras criações e há uma forma de criar sua própria Enciclopédia. Descubra como, e mais dicas, a seguir:

Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Xbox Game Studios)
Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Xbox Game Studios)

A Enciclopédia só pode ser criada a partir de comandos do menu de “debug” do Minecraft, uma ferramenta voltada para ativar códigos e macetes.

Exatamente por este motivo que isso só é possível na versão Java, já que o menu de comandos não está presente na versão Bedrock (Windows 10, consoles e celulares).

Além de a necessidade de utilizar versões 1.10 ou anteriores, é preciso abrir o menu de comandos com a tecla “;”, ou ponto e vírgula, conforme configurado de maneira padrão em versões antigas do Minecraft.

minecraft receitas / Felipe Vinha / Reprodução
Aba de debug fica localizada na parte inferior da tela (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Após isso, digite o seguinte comando: /give @s minecraft:knowledge_book

Mas não é só isso. É preciso saber qual o código do item será criado com a Enciclopédia. Na Wikia oficial do Minecraft, a criação é indicada com um pote de flores.

Assim, o código completo fica da seguinte forma: /give @s minecraft:knowledge_book{Recipes:[“minecraft:bucket”, “minecraft:flower_pot”]}

Onde “minecraft bucket” representa o balde e “flower_pot” representa a flor dentro do balde.

A lista completa de códigos de itens varia de acordo com a versão de Minecraft utilizada e, mesmo assim, nem sempre é garantido funcionar.

Por isso, faça o código por sua conta e risco, ainda que a criação da Enciclopédia não seja inteiramente recomendada por sua instabilidade e falhas.

Funcionamento da Enciclopédia

Como regra, a Enciclopédia nada mais é que um menu dentro do menu de criação do Minecraft. Ela serve para exibir receitas de outros itens comuns, como uma picareta, por exemplo.

Ela já vem “criada” pelo jogo e todo jogador tem uma. Não pode ser retirada do inventário ou lançada no mapa, nem mesmo destruída ou “usada” com as mãos do personagem do jogador. É apenas um menu.

Há, contudo, uma forma de “criar” uma Enciclopédia, mas não é oficial e pode gerar problemas no game.

Outra informação importante é que isso só é possível no modo Sobrevivência da versão Java do Minecraft, ou seja, na versão do game que está disponível para Mac, Linux e Windows que não sejam Windows 10.

minecraft receitas / Felipe Vinha / Reprodução
Área de crafting em Minecraft (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Há mais uma complicação: apenas em versões abaixo da 1.10 é possível criar a Enciclopédia para gerar itens. Nas mais recentes esta opção foi removida e, mesmo na antiga, há a possibilidade de problemas.

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados

Relacionados