Como filmar Reels e Stories do Instagram com duas câmeras

Recurso "Duplo" da plataforma abre a câmera frontal e traseira em simultâneo; ferramenta não permite gravar usando filtros da rede social

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Por muito tempo, usuários do Instagram precisaram recorrer a aplicativos externos para filmar usando as duas câmeras do celular. Agora, porém, a rede social implementou uma ferramenta que abre a câmera traseira e frontal do smartphone, permitindo que a pessoa registre a si e ao que está vendo, em simultâneo. Chamada “Duplo”, ela pode ser usada nos Stories ou Reels da plataforma e pode ser útil para mostrar a reação da pessoa diante de uma cena ou situação.

Para filmar um Reels ou Story do Instagram com as duas câmeras abertas, a de trás e da frente do smartphone, siga os passos abaixo:

  1. Abra o app do Instagram e faça login na plataforma;
  2. Abra a câmera do “Story” ou do “Vídeo do Reels”, de acordo com o que for postar;
  3. No menu lateral, toque sobre a opção “Duplo” (na câmera de “Story”, será necessário tocar na flecha para baixo para abrir todas as opções do menu). Pronto, a câmera frontal e de trás do celular abrirão juntas na tela;Como filmar Reels e Stories do Instagram com duas câmeras / Instagram / Reprodução
  4. Se desejar, alterne a imagem maior com a menor, tocando no ícone com duas flechas, localizado no canto inferior direito da tela;Como filmar Reels e Stories do Instagram com duas câmeras / Instagram / Reprodução
  5. Também se desejar, arraste o retângulo menor pela tela para mudá-lo de posição;
  6. Grave seu Story ou Reels e faça a publicação como de costume.

Esteja ciente, no entanto, que ao escolher a opção “Duo”, não será possível filmar usando filtros da plataforma. Após terminar a gravação, porém, o usuário pode tocar sobre o ícone de brilho, localizado no menu superior, e aplicar qualquer uma das opções de máscaras disponíveis.

Importante: caso a opção “Duo” não esteja aparecendo para você, será preciso esperar mais alguns dias para usá-la. A ferramenta está sendo liberada gradualmente para os usuários.

Recurso chegou antes na BeReal

O recurso de gravação com duas câmeras foi lançado no Instagram pouco tempo após a BeReal, app que utiliza esse mesmo estilo de câmera, alcançar popularidade.

A rede social, que navega na contramão de outras plataformas, tem uma proposta mais “vida real”, com imagens sem filtro e sem edição.

Todo dia, o aplicativo desafia o usuário a postar uma foto do que está vivendo, em um horário aleatório escolhido pela própria plataforma. Tal qual o recurso “Duplo” do Instagram, sua câmera grava tanto a reação da pessoa quanto aquilo que ela está enxergando, e a imagem registrada fica disponível até o dia seguinte, quando chega o momento de postar uma nova foto.

Apesar de sua interface ser muito parecida com a que foi adotada pelo Instagram, um diferencial da BeReal é que a plataforma apenas trabalha com fotos, mas não com vídeos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados