Como funciona o Impulso de Bravura em Horizon Forbidden West

Os Impulsos de Bravura são como técnicas especiais que podem ajudar Aloy em momentos de aperto. Veja como funcionam

Vivi Werneck
Por

O sistema de bravura em Horizon Forbidden West adicionou golpes especiais ao gameplay que podem ajudar bastante, especialmente quando Aloy estiver cercada de inimigos e máquinas muito poderosas. Esses Impulsos de Bravura podem ser comprados com pontos de experiência e dão boosts tanto nos ataques quanto em técnicas de defesa. Dá uma olhada em como destravá-los.

Como funciona o Impulso de Bravura em Horizon Forbidden West (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Esse tutorial faz parte do nosso guia para te ajudar a dominar Horizon Forbidden West. Vem conferir mais dicas!

Como desbloquear e usar os Impulsos de Bravura

Para começar a desbloquear os Impulsos de Bravura (Valor Surge) você precisará investir pontos de experiência (XP) no novo sistema de árvore de habilidades do jogo, que particularmente achei que ficou mais claro que em Zero Dawn. É possível acumular XP realizando várias atividades, como: completando missões principais e secundárias, cumprindo tarefas, descobrindo lugares novos, enfrentando máquinas, etc.

No total, há 12 Impulsos de Bravura diferentes disponíveis para desbloquear e usar. Eles estão agrupados de dois em dois conforme o estilo de gameplay: Guerreira, Emboscada, Caçadora, Sobrevivente, Sabotadora e Maquinista. 

Para desbloquear um Impulso de Bravura em específico, você terá que investir pontos de XP em três habilidades ligadas ao impulso escolhido (que fica sempre localizado dentro de um círculo com três bolinhas ao redor).

Ao contrário das demais habilidades, que já entram em funcionamento assim que o jogador as compra com XP, os Impulsos de Bravura (após desbloqueados) precisam ser equipados. Dessa forma, a técnica escolhida passa a ser o “especial” de Aloy. Para equipar um especial desses basta apertar e segurar quadrado, no controle.

Saindo do menu de habilidades e de volta ao jogo, para colocar em prática um Impulso de Bravura você precisa, primeiramente, encher o seu medidor de bravura atacando inimigos. Com ele cheio, é só apertar no controle a combinação L1 + R1 para ver uma breve animação (bem legal) e ativar sua técnica especial.

Os Impulsos de Bravura em Horizon Forbidden West (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Dica: é possível melhorar um Impulso de Bravura três vezes investindo pontos de XP na técnica escolhida. Assim, você amplia ao máximo o seu bônus e o tempo de duração.

Todos os Impulsos de Bravura disponíveis

Como dito antes, as técnicas especiais de Aloy estão distribuídas em grupos de dois e em cada uma das seis diferentes árvores de habilidades. Portanto, cada dupla de Impulsos de Bravura permitem que você customize seu gameplay potencializando alguma especialização. Por exemplo: se prefere combates corpo a corpo, pode ser interessante desbloquear e ativar um dos dois impulsos da árvore de Guerreira.

Dito isso, dá uma olhada mais detalhada em todos os impulsos disponíveis, quais bônus cada um traz e escolha o que melhor se encaixa ao seu estilo (mas não deixe de experimentar os outros também).

1. Bônus de Crítico [Guerreira]

Bônus de Crítico (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Aumenta bastante sua capacidade de causar dano crítico, bem como potencializa o estrago causado aos adversários. Uma maravilha para ajudar a despedaçar mais rápido alguma máquina com armadura mais resistente.

2. Poder Corpo a Corpo [Guerreira]

Poder Corpo a Corpo (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Essa técnica especial é muito indicada se você gosta de combates mais diretos e quer dar um boost de dano à sua lança, por um tempo limitado. No nível máximo deste impulso, sua capacidade de fazer estrago é aumentada em 300%.

3. Fúria Elemental [Emboscada]

Fúria Elemental (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Bem útil contra máquinas, já que todas têm resistências e fraquezas específicas a danos elementais. Também te ajuda a resistir um pouco aos danos elementais que elas causam também. Contra inimigos humanos não é tão vantajoso assim.

4. Especialista em Armadilhas [Emboscada]

Especialista em Armadilhas (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Crie um cenário de caos inesperado para seus adversários com este Impulso de Bravura. Uma ótima técnica para controle de área, especialmente se tiver tempo para plantar armadilhas em locais estratégicos e ativar a habilidade especial assim que um grupo de inimigos ou máquinas estiverem passando.

5. Mestre do Ataque à Distância [Caçadora]

Mestre do Ataque à Distância (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

É um especial que se adapta muito bem aos mais variados cenários, até porque boa parte dos ataques de Aloy são à distância, especialmente para explorar melhor as fraquezas das máquinas com o focus. E o melhor? Você recupera vida ao atacar com esse impulso e máquinas abatidas, enquanto durar a técnica, causam explosão de choque.

6. Tiros Poderosos [Caçadora]

Tiros Poderosos (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Essa técnica expande um pouco mais suas possibilidades de dano à distância tanto com arcos, quanto com lança-virotes, lança-cordas e lança-dardos. A combinação desse impulso com o lança-dardos, por exemplo, vai causar dano monstruoso em máquinas maiores e fará com que as pequenas caiam como papel.

7. Fortalecimento [Sobrevivente]

Fortalecimento (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Com esta técnica, Aloy saca uma garrafinha com uma poção especial que recupera vida e dá um boost em resistência a dano físico e elemental. Pode ser sua “última cartada”, caso esteja cercado e com a vida por um fio.

8. Escudo Reforçado [Sobrevivente]

Escudo Reforçado (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Este impulso irá criar um escudo tecnológico recarregável que envolverá o corpo de Aloy. E por que recarregável? Porque ele pode ser ativado novamente se ainda houver bravura disponível. O escudo ainda reflete 10% do dano corpo a corpo de volta ao inimigo que te atacar.

9. Furtividade Ardilosa [Sabotadora]

Furtividade Ardilosa (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Com esta técnica, Aloy cria um manto de invisibilidade sobre si que é apenas desativado, temporariamente, ao usar a mira ou executar ataques corpo a corpo. Para quem gosta de jogar em modo furtivo é uma excelente aposta, já que é possível prolongar o seu uso acumulando mais bravura. Usar este impulso para invadir acampamentos rebeldes pode facilitar muito o seu trabalho.

10. Explosão Radial [Sabotadora]

Explosão Radial (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Outro impulso interessante de controle de área só que, dessa vez, com efeito bem mais imediato. Aloy instala um módulo na lança e golpeia o chão criando, imediatamente, uma onda de choque poderosa o suficiente para causar dano a inimigos próximos. O dano máximo da explosão chega a 1.200!

11. Quebra-Peças [Maquinista]

Quebra-Peças (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Está atrás de peças específicas para fazer upgrades das suas armas e trajes? Então talvez esse impulso possa ajudar, já que ele concentra a maior parte do dano causado a componentes e pontos fracos de máquinas. Ah sim, esta técnica não tem utilidade em alvos humanos.

12. Reação em Cadeia [Maquinista]

Reação em Cadeia (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Essa é uma daquelas técnicas coringa em que você causa dano em grupo atingindo apenas um alvo. Usando este impulso, o ataque lançado a um adversário (máquina ou humano) também é transferido de um inimigo a outro dentro de um raio de 15 metros.

Vivi Werneck

Editora-Assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). Hoje, ela é editora-assistente no Tecnoblog, editora no Meio Bit e apresenta o Hit Kill.

Relacionados

Relacionados