Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como gravar a tela do Android [sem usar apps]

Saiba como gravar e fazer uma captura de tela (print) do Android de forma nativa, sem usar aplicativos de terceiros

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Play Store está recheada de aplicativos que permitem gravar a tela de qualquer smartphone Android, mas o próprio sistema operacional móvel do Google tem um recurso nativo que realiza essa função de maneira simples e rápida. Nesse artigo, mostro a você como fazer esse procedimento de gravação e captura (print screen).

Android permite gravar a tela nativamente (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Android permite gravar a tela nativamente (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Como gravar a tela do Android

Antes de mais nada, é importante lembrar que todo o processo foi feito usando um Pocophone F1 com MIUI 12. Ou seja, pode existir diferenças entre a interface da Xiaomi e outras presentes no mercado, como a OneUI da Samsung.

De qualquer forma, também iremos mostrar como gravar a tela usando uma versão mais pura do Android, que pode ser encontrada nos smartphones da Motorola, por exemplo. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Deslize para baixo na parte superior da tela para abrir a central de controle do sistema. Note que apenas os atalhos mais importantes serão exibidos, como Wi-Fi, dados móveis e Bluetooth. Para expandir a lista, basta deslizar novamente para baixo;
  2. Agora que uma lista maior de funções foi mostrada, toque no “Gravador de Tela” (representado por um ícone de câmera);O ícone de câmera inicia a gravação de tela (Imagem: Reprodução/WhatsApp)
  3. Feito isso, a interface começará a gravar tudo que é exibido na tela do aparelho, sendo possível registrar até mesmo os sons internos, ou seja, aqueles emitidos por jogos e aplicativos.
  4. Para finalizar a gravação, toque no quadrado vermelho dentro do círculo que fica posicionado nas extremidades da tela.

O arquivo estará dentro da galeria de fotos, mais especificamente na pasta “Vídeos”. É possível compartilhá-lo tocando em “Enviar” — o sistema vai mostrar os aplicativos mais usados, como WhatsApp, Instagram Stories e Twitter, por exemplo.

Como gravar a tela em um Android puro

Se você possui um celular da Motorola ou até mesmo de outras marcas que não aplicam muitas modificações, também é possível gravar a tela do seu aparelho. Confira abaixo:

  1. Deslize duas vezes de cima para baixo na parte superior da tela;
  2. Toque em “Gravação de Tela” (pode ser necessário deslizar para a direita para encontrar a opção);
  3. Escolha que tipo de gravação deseja fazer e toque em “Iniciar”. Após a contagem regressiva, o Android começará a gravar a tela;
  4. Para interromper a gravação, deslize novamente de cima para baixo e toque na notificação do gravador de tela.

Bônus: como fazer uma captura de tela (print)

  1. Abra a tela que você deseja capturar;
  2. Aperte os botões “liga/desliga” e “abaixar volume” ao mesmo tempo, mantenha-os pressionados por alguns segundos.

Com informações: Google.