Como gravar uma chamada de vídeo no Google Meet

Não está achando o botão para gravar chamadas de vídeo? É preciso habilitar algumas opções para ter a ferramenta liberada

Bárbara Chieregate
Por

Seja para reuniões ou aulas online, o Google Meet permite que você registre suas videochamadas pela plataforma. Antes de fazer a gravação, é necessário ativar a ferramenta pela conta do administrador do Google Workspaces. Acompanhe neste tutorial todas as etapas para gravar chamadas de vídeo no Google Meet.

Importante: A gravação só está disponível nos pacotes Essentials, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Standard, Education Fundamentals, Education Plus, Teaching and Learning Upgrade e Assinante Individual.

Google Meet (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Como gravar uma chamada de vídeo no Google Meet. (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Antes de tudo, o administrador da conta Google Workspaces deve ativar o Google Drive — que armazena a gravação de tela — e a opção de gravar no Meet. Só depois disso os usuários conseguirão ter acesso à ferramenta. Siga os passos dos tópicos abaixo.

Ativar o Google Drive

O administrador precisa habilitar o Google Drive para os usuários da mesma empresa. Dessa forma, as chamadas de vídeo ficarão disponíveis no Drive após a gravação.

  1. Entre com a conta de administrador no Google;
  2. Vá em “Apps” > “Google Workspaces” > “Google Drive e Documentos Google”;
    screenshot configurações meet drive
  3. Clique em “Status do serviço”, a primeira opção que aparece na tela;
    screenshot configuração meet drive
  4. Clique em “Ativar para todos” e depois em “Salvar”.
    screenshot configuração meet drive

A conta que administrada o Google Workspaces também pode limitar o Drive para departamentos específicos ou grupos de acesso, com pessoas de vários departamentos.

Ativar a gravação de chamada no Meet

Para ativar a gravação de chamada no Meet, o processo também é feito na conta de administrador no Google:

  1. Na página inicial, entre em “Apps” > “Google Workspaces” > “Google Meet”;
    screenshot permitir gravação meet
  2. Clique em “Configurações de vídeo do Meet” > “Gravação” > ative a opção “Permitir que as pessoas gravem as reuniões” > clique por último em “Salvar”.
    screenshot permitir gravação meet

Se quiser que todos tenham acesso à função, deixe a organização mãe selecionada. Se preferir, filtre por grupos;

Gravar chamada de vídeo

Time needed: 1 minute.

Com tudo devidamente configurado, é hora de gravar a chamada. Após iniciar a reunião, siga as etapas:

  1. Encontre a opção para iniciar a gravação

    Ao lado do botão de desligar a chamada, clique no botão dos “três pontos” e depois selecione “Gravar reunião”;screenshot gravar reunião meet

  2. Clique em “Começar a gravar”

    Uma tela na lateral esquerda aparecerá pedindo para você confirmar o início da gravação; clique em “Começar a gravar” e, na sequência, em “Iniciar”;screenshot gravar reunião meet

  3. Aguarde o início da gravação

    Em alguns segundos, o status “Gravando” aparecerá na chamada. Todos os participantes serão avisados sobre a gravação;screenshot gravar reunião meet

  4. Finalize a gravação da chamada

    Para finalizar, basta encerrar a chamada ou clicar novamente nos três pontos e selecionar “Interromper gravação” — caso ainda queira permanecer na chamada, mas sem o registro. Assim como para iniciar a chamada, aparecerá uma janela na lateral esquerda para confirmar a finalização; clique em “Interromper gravação” e, novamente, em “Interromper gravação”.screenshot gravar reunião meet

Depois da gravação ser finalizada, aguarde o arquivo ser gerado — ele aparecerá na pasta de gravações do Google Meet no “Meu Drive” do Google Drive do organizador. Um link também será enviado para o e-mail do criador da chamada.

Google Meet
Google Meet (Imagem: Divulgação/Google)

Quem pode gravar uma chamada no Meet?

  • O organizador da reunião
  • As pessoas na mesma organização
  • Professores com login em uma conta Google Workspaces (alunos não)

Com informações: Google, Google 2.

Bárbara Chieregate

Ex-analista de Conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados

Relacionados