Como instalar apps de fontes desconhecidas no Android

Saiba como instalar apps de fontes desconhecidas no Android e consiga usar lojas como a Amazon App Store ou dê poder ao Chrome

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Os dispositivos Android geralmente impedem a instalação de apps de desenvolvedores desconhecidos — isto é, que não sejam da Google Play Store. É possível mudar isso, claro, ativando a opção fontes desconhecidas nas configurações do smartphone. No entanto, o processo ficou um pouco mais complicado a partir do Android Oreo 8.0.

Fontes desconhecidas

“Para instalar aplicativos de lojas que não estejam pré-instaladas no seu dispositivo, o Android solicita que você habilite a configuração de Fontes desconhecidas. Isso permite que você faça o download de aplicativos e jogos para o seu dispositivo móvel a partir de outras fontes que não sejam o Google.

Quando estiver usando a internet, você deve tomar o cuidado de baixar conteúdo somente de fontes em que você confia (como a Amazon). A Amazon somente faz o download de aplicativos e jogos que você tenha adquirido de forma intencional para o seu dispositivo, “, nota da Amazon App Store.

Suponha que você abriu o Google Chrome e clicou em baixar o app da Amazon Appstore. Para usá-la no Android 8.0 Oreo, é preciso autorizar o Chrome a instalar apps de fontes desconhecidas. Depois, você precisa dar autorização para a Amazon Appstore se quiser instalar apps a partir dela. É uma medida de segurança, mas de baixo efeito.

Basicamente, a permissão “instalar de fontes desconhecidas” não vale mais para todo o sistema, mas para apps específicos. Eles estão listados nas suas Configurações gerais.

Como instalar apps de fontes desconhecidas no Android

  1. Acesse as Configurações;
  2. Aplicativos e notificações e procure Avançado;
  3. Em Acesso especial de apps, toque em Instalar apps desconhecidos.

É possível que, em alguns Androids, o caminho seja um pouco diferente.

  1. Acesse as Configurações;
  2. Depois Configurações adicionais;
  3. Em Instalar aplicativos de fontes externas, dê autorização a Amazon ou Chrome.

Procedimento universal

Durante o processo de instalação, siga as instruções na tela do Android.

  1. Para acessar a configuração de Fontes desconhecidas, vá em Configurações;
  2. Selecione Segurança (Android OS 4.0+)
    ou Aplicativos(Android OS 3.0 e versões anteriores)
  3. Role até a parte inferior da tela para ver as configurações de Fontes desconhecidas.
    Para Android 8.0 +, toque em Configurações e depois em Aplicativos;
  4. Em seguida, selecione “Amazon Appstore” (ou outro app);
  5. Toque em Install unknown apps (Instalar aplicativos desconhecidos);
  6. Depois, ative “Allow from this source” (Permitir a partir desta fonte).

O Google diz que isso torna o Android mais seguro. Por exemplo, se um jogo notificar o usuário para instalar um código malicioso — disfarçado como uma atualização de segurança — o Android vai avisar que ele não tem permissão para fazer isso.

Isso não necessariamente tornará o Android mais seguro. A maior parte dos APKs são baixados a partir de um navegador e, se você o autoriza a instalar qualquer aplicativo no seu celular, não elimina esse vetor de malware. Uma alternativa melhor seria fazer como a Samsung, que oferece a permissão “só desta vez” a cada pedido de download.

Dica do Google

Se você optou por instalar aplicativos de fontes externas fora da Google Play Store, ative a configuração “Melhorar a detecção de apps nocivos” e permita que o Google Play Protect envie apps desconhecidos ao Google para protegê-lo contra apps perigosos.

  1. Abra o app Google Play Store;
  2. Toque em Menu e em Play Protect;
  3. Toque em Configurações (⚙️);
  4. Ative ou desative a opção “Melhorar a detecção de apps nocivos”.

Por que tudo isso?

A instalação de aplicativos de origem desconhecida (desenvolvedores que estão fora da Google Play Store, por diversos motivos) e/ou não confiável pode danificar seu telefone. Por padrão, o Android é definido para bloquear essas instalações. No entanto, você pode alterar essa configuração e permitir essas instalações por sua conta e risco.

Com informações: Google, Android Central.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados