Como instalar fontes em todas as versões do Windows

Saiba como instalar fontes no Windows e incremente o sistema com novos formatos de letras para os arquivos e apresentações

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano
Imagem fonts - como instalar fonts no Windows
Como instalar fontes no Windows (Imagem: Fabien Barral/ Unsplash)

O Windows traz uma série de fontes de texto instaladas por padrão. Entretanto, nem sempre, aquelas já presentes suprem as necessidades das pessoas. Para atender a estes usuários, a Microsoft facilita ao máximo e oferece variadas maneiras de como instalar fontes no Windows, para você incluir as suas favoritas sem nenhuma dificuldade.

Os dois métodos manuais para instalar fontes no Windows são bastante similares. Você precisa indicar os arquivos com as novas fontes para o sistema, que se encarregará de fazer a instalação. Enquanto o terceiro é para ser aplicado no Windows 10 ou Windows 11, pois utiliza a Microsoft Store. Veja como proceder em cada caso.

Tempo necessário: 2 minutos

Vale lembrar que caso você baixe uma fonte e o arquivo esteja compactado em formatos como “.zip”, “.rar” ou similar. Será preciso extraí-los antes de fazer a instalação;

  1. Encontre o arquivo da fonte

    Abra o explorador de arquivos e acesse à pasta em que você baixou o arquivo. Por padrão o Windows salva na pasta “downloads”;

  2. Faça a instalação da fonte

    Selecione o arquivo da fonte, clique com o botão direito do mouse, use a opção “Instalar” ou “Instalar para todos os usuários”; No Windows 11 você deve seguir a mesma ordem, porém escolher a opção “abrir como visualizador de fontes do Windows”. Depois disto, basta instalar;Imagem fonts - como instalar fonts no Windows

  3. Finalize a instalação

    O Windows realiza o processo de instalação automaticamente, mas você pode conferir se a fonte foi instalada ao acessar a pasta de fontes do Windows em: “C:\Windows\Fonts”.

2. Como instalar fontes no Windows pelo Explorador de Arquivos [Método alternativo]

  1. Abra o Explorador de Arquivos;
  2. Acesse a pasta “C:\Windows\Fonts”.
    Você pode acessá-la também pelo comando Executar do Windows, digitando “%windir%\fonts” (sem aspas) e apertando Enter;
  3. Arraste o arquivo com a nova fonte para a pasta. O Windows irá instalar automaticamente. Se a fonte estiver compactada, abra o pacote e extraia o arquivo.

3. Como instalar fontes no Windows pela Microsoft Store

Esta terceira maneira de instalar fontes pode ser utilizada em computadores com Windows 10 ou superior. 

  1. Clique em Iniciar e depois em “Configurações” (o símbolo da engrenagem);
  2. Clique em “Personalização” e depois, em “Fontes”;
  3. Clique em “Baixar mais fontes da Microsoft Store”;
    como instalar fotes no windows - microsoft store
  4.  Clique na fonte que deseja instalar, e depois, em “Obter”;
  5. O Windows 10 irá instalar a fonte automaticamente.

De uma forma geral, o Windows não complica a instalação de fontes no sistema, facilitando ao máximo a inclusão de quantas você desejar. Uma vez instaladas, elas serão incluídas no sistema e disponibilizadas para todos os programas capaz de editar textos instalados no mesmo computador.

Como descobrir a fonte usada em uma imagem

Se você já ficou curioso sobre o estilo da fonte utilizada em algum local, a boa notícia é a possibilidade de descobrir essa informação sem dificuldades. Nós montamos um tutorial de como descobrir a fonte usada em uma imagem.

Como encontrar fontes gratuitas

Na hora de montar um trabalho ou mesmo uma apresentação simples, uma fonte pode ajudar a causar impacto. Confira 5 site para baixar fontes de graça.

Como desinstalar fontes no Windows 

  1. Acesse o painel de controle;
  2. Digite “Fontes” na caixa de buscas no canto superior direito. O Windows vai marcar a pasta de fontes;
  3. Na pasta de fontes, basta selecionar um arquivo referente a um modelo de fonte, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Excluir”. 

Você também pode ir diretamente na pasta “Fontes” do Windows e apagar o arquivo que deseja. O resultado é o mesmo.

Onde ficam salvas as fontes instaladas no Windows?

Quando você instala uma fonte no Windows ela é salva no disco principal do seu computador na pasta “Fonts”. O caminho padrão para encontrá-las é: “C:\Windows\Fonts”

Qual a fonte padrão do Windows?

O nome da fonte padrão do Windows é Segoe UI. A pronúncia é “Si – Go”.

Com informações: Microsoft, 2

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados