Como instalar o iOS 13 [e que iPhones podem atualizar?]

iPhones podem ser atualizados para o iOS 13 a partir de 19 de setembro, veja como fazer a instalação e dispositivos compatíveis

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 3 meses
iOS 13

Proprietários de iPhones poderão atualizar e instalar o iOS 13 a partir 19 de setembro de 2019. A nova geração do sistema operacional móvel da Apple cortou alguns modelos em relação à geração passada. Veja como atualizar para o iOS 13 e quais dispositivos são compatíveis.

Recapitulando: a principal novidade do iOS 13 é o modo noturno, que deixa a interface em tons escuros para tornar o uso mais confortável principalmente à noite. Alguns apps como o Lembretes, Fotos e Safari receberam algumas melhorias. Também será possível controlar o dispositivo inteiro por comandos de voz, por conta dos aprimoramentos em recursos de acessibilidade.

Quais são os dispositivos compatíveis com o iOS 13

  • iPhone XS;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8;
  • iPhone 8 Plus;
  • iPhone 7;
  • iPhone 7 Plus;
  • iPhone 6s;
  • iPhone 6s Plus;
  • iPhone SE;
  • iPod touch de 7ª geração.

Os novos iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max já vêm com o novo sistema instalado de fábrica. iPadOS, versão dedicada para o iPad, chega em 24 de setembro, enquanto o tvOS 13 da Apple TV chega em 30 de setembro.

Calma lá, fez um backup?

Como tudo em tecnologia pode dar pau a qualquer hora. É melhor garantir a segurança das informações antes de sair instalando um sistema novo e correr o risco de perder todos seus dados.

Backups são importantes e devem ser feitos com regularidade. Com eles, mesmo que perca o celular, estará certo de que não perdeu seus dados (fotos, contatos, e-mails, mensagens, etc).

Como instalar o iOS 13

A atualização deve começar a ser distribuída a partir das 14h do dia 19 de setembro. Quando estiver disponível:

  1. Acesse o app Ajustes;
  2. Toque em Geral;
  3. Toque em Atualização de Software.
  4. Quando aparecer o iOS 13, toque em Transferir e Instalar (será preciso fazer o download e aceitar os termos da atualização). O iPhone deve reiniciar várias vezes durante o update.
como atualizar o iOS

Importante: como todo o processo consumirá energia do aparelho, o iPhone deve estar conectado ao carregador para que não acabe a bateria durante a atualização e não corrompa a instalação, gerando problemas maiores.

Como atualizar via iTunes:

Se estiver próximo ao computador, pode optar por fazer a atualização para o iOS 13 pelo iTunes. Isso também garante um backup extra local, para o caso de não ter tempo de esperar a internet enviar tudo para o iCloud.

  1. Abra o iTunes (caso nunca tenha sincronizado o iPhone com o computador que está usando, desbloqueie o iPhone e autorize o acesso na janela que aparecerá no iTunes);
  2. Clique no ícone do seu dispositivo, na barra que aparece abaixo dos controles de música;
  3. Clique em Fazer Backup e aguarde o processo;
  4. Depois clique em Buscar Atualização.
atualizar iOS pelo iTunes

Importante: não desconecte o iPhone do computador. Se seu cabo ou a entrada USB está com mau contato, certifique-se de mantê-los seguros durante o procedimento de atualização, se for possível troque-os.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados