Como instalar o WordPress
Aprenda como instalar o WordPress, seja da forma automática, pelos serviços de hospedagem, ou manualmente, usando clientes FTP

Há várias maneiras de instalar o WordPress, o CMS mais popular para sites e blogs. É possível utilizar desde ferramentas automáticas, fornecidas pelos vários serviços de hospedagem, até empregar clientes FTP e fazer todo o processo manualmente, o que é bom para aprender como o software funciona. Seja qual for sua escolha, ela está aqui.
Para instalar a versão profissional do WordPress da maneira automática, você só precisa fazer uma coisa antes do procedimento, que é contratar um serviço de hospedagem. Existem diversos deles (HostGator, Hostinger, GoDaddy, Locaweb, etc.).
A maioria já conta com recursos que automatizam a instalação, sem que o usuário tenha que sujar as mãos. Vamos usar o método padrão do HostGator como base, mas o processo é parecido em todos eles.
Você também pode conferir os métodos de outros serviços, como o Hostinger, o GoDaddy e outros.
É possível também instalar o WordPress manualmente em seu domínio, mas para isso você vai precisar de mais algumas coisas, além do serviço de hospedagem:
De um modo geral, você precisa criar um banco de dados dentro do Painel de Controle de seu serviço de hospedagem, e com o cliente FTP instalado em seu computador, criar um nome de usuário e senha que será o administrador do site. Com o cliente configurado, será preciso instalar os arquivos do WordPress, que você baixou no domínio desejado.
O processo é o mesmo que o oferecido pelas ferramentas automáticas dos serviços de hospedagem, mas com muito mais passos e nem nenhum tipo de atalho; embora seja mais complicado, é importante para o administrador saber como o processo funciona, para aprender a lidar com as opções mais avançadas do WordPress e dos clientes FTP.