Início / TB Responde / Jogos /

Como jogar Abzu [Guia para iniciantes]

Confira nossas dicas de como jogar Abzu, uma aventura independente e relaxante na imensidão de um oceano livre para explorar

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Abzu é um jogo de exploração subaquática, desenvolvido por um time de desenvolvedores independentes, entre eles, alguns que participaram do clássico Journey. Aqui, ao invés de um deserto, o jogador tem um oceano gigantesco para explorar, com sua exuberante fauna e ruínas misteriosas. Saiba como jogar Abzu a seguir.

Abzu (Imagem: Divulgação/Giant Squid Studios/505 Games)

Abzu (Imagem: Divulgação/Giant Squid Studios/505 Games)

O que é Abzu?

Abzu (estilizado como ABZÛ) é um jogo de aventura independente focado na exploração do ambiente. O jogador encarna uma mergulhadora sem nome, que acorda boiando num vasto oceano, e começa a interagir com os elementos ao seu redor, como a fauna e construções antigas, de uma civilização perdida.

A narrativa é apenas visual, sem textos ou diálogos. Em Abzu, o jogador pode navegar de uma área a fim de resolver quebra-cabeças e prosseguir em sua aventura.

Em que plataformas está disponível?

Abzu foi lançado para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows e Amazon Luna. O jogo é compatível via retrocompatibilidade com PS5 e Xbox Series X|S.

Quais os requisitos para jogar no PC?

ComponenteConfigurações mínimasConfigurações recomendadas
ProcessadorDual-core com clock de 3 GHzQuad-core com clock de 2,4 GHz
Memória RAM4 GB8 GB
Placa de vídeoNvidia Geforce GTX 750 ou AMD Radeon R7 260XNvidia Geforce GTX 780 ou AMD Radeon R9 290X
Espaço em disco6 GB6 GB
Sistema operacionalWindows 7 de 64 bitsWindows 7 de 64 bits

1. Siga o cardume

Abzu (Imagem: Reprodução/Giant Squid Studios/505 Games)

Abzu (Imagem: Reprodução/Giant Squid Studios/505 Games)

No início, é fácil pensar que você está perdido, mas uma das formas mais simples de se guiar em Abzu é seguir os cardumes de peixes. Não se preocupe se há uma ou outra espécie mais indicada a seguir, todos são amigáveis (salvo raras exceções) e dispostos a ajudar.

Além de indicar as direções que a mergulhadora deve seguir para continuar a história, os peixes indicarão também onde há pontos de interesse, que podem conter itens colecionáveis.

2. Pegue carona

Abzu (Imagem: Reprodução/Giant Squid Studios/505 Games)

Abzu (Imagem: Reprodução/Giant Squid Studios/505 Games)

Segurar o botão L2 (PS5 e PS4) ou LT (Xbox Series X|S e Xbox One) fará com que a mergulhadora se agarre a um elemento, que pode ser um peixe, uma tartaruga, uma baleia ou até um tubarão. Em alguns momentos isso será necessário na história, mas no geral, você pode usar a “carona” para aproveitar a paisagem.

Mantenha em mente, entretanto, que a mergulhadora é uma caroneira, ela não é capaz de controlar o animal no qual ela grudou como se fosse uma rêmora, e dessa forma, irá para onde o “motorista” estiver seguindo.

3. Preste atenção no ambiente

Abzu (Imagem: Divulgação/Giant Squid Studios/505 Games

Abzu (Imagem: Divulgação/Giant Squid Studios/505 Games)

Às vezes, você se encontrará em áreas completamente abertas, com quase nenhum ponto de referência ou peixes próximos para se guiar. Nessas situações, o mais sensato a fazer é observar à distância, em busca de formações no fundo do mar.

Rochas, montanhas e construções são sempre porções do ambiente que podem ser exploradas, e na maioria das situações, são as áreas certas para seguir em frente, visto que Abzu é um jogo bem linear.

4. Explore o ambiente atrás de colecionáveis

Abzu (Imagem: Reprodução/Giant Squid Studios/505 Games)

Abzu possui alguns colecionáveis espalhados pelos vários cenários. Há as conchas e prisões de peixes, que ficam geralmente no leito marinho, ruínas colinas e etc. Nos mesmos locais você poderá encontrar as pedras de meditação, onde a mergulhadora pode se sentar e contemplar a imensidão do oceano, e seus vários habitantes, ao seu redor.

A dica aqui é ficar de olho no ambiente, pois nem sempre os colecionáveis estarão nas partes mais profundas. Em alguns casos, será preciso subir ao invés de descer.

5. Aproveite o mergulho

Abzu (Imagem: Reprodução/Giant Squid Studios/505 Games)

Abzu não é uma aventura para jogadores apressados ou caçadores de conquistas. Ele é uma experiência contemplativa, em que não há limites de tempo ou objetivos específicos, e é impossível morrer ou perder.

Assim como outros jogos do mesmo tipo, em que Journey é a referência mais óbvia, Abzu é um exercício para relaxar, diminuir o estresse e curtir uma viagem calma e tranquila no fundo do mar, no seu próprio ritmo.