Como jogar Candy Crush Saga [Guia Completo]

Entenda para que serve cada doce especial, como fazê-los, quais são os tipos de booster e como jogar os níveis do Candy Crush

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 11 meses
candy crush saga/king/reprodução

A premissa do Candy Crush é simples — juntar três ou mais doces de cores iguais e cumprir os objetivos de cada nível —, mas certos detalhes podem te ajudar a avançar com mais facilidade. Acompanhe neste guia as principais dicas de como jogar Candy Crush.

Como jogar Candy Crush Saga

O Candy Crush está disponível na versão mobile para Android e iOS (iPhone e iPad), mas você também pode jogá-lo pelo Facebook ou até mesmo baixar no computador (Windows 10).

1. Entenda qual é o tipo de nível e o objetivo

Existem diferentes tipos de níveis no Candy Crush. Antes de iniciar uma fase, você consegue ver o objetivo e a pontuação mínima necessária.

  • Movimentos: atingir a meta de pontuação em um número x de movimentos;
  • Gelatina: limpar todas as gelatinas em volta dos doces em um número x de movimentos;
  • Ingredientes: descer as cerejas e as avelãs para o espaço indicado em um número x de movimentos;
  • Tempo: atingir a pontuação necessária no tempo determinado;
  • Doces específicos: coletar um número de doces específicos ou combinações em uma quantidade limitada de movimentos.
Como jogar os diferentes níveis de Candy Crush (Imagem: Reprodução/Candy Crush)
Como jogar os diferentes níveis de Candy Crush (Imagem: Reprodução/Candy Crush)

2. Faça doces especiais e use boosters

Os doces especiais são grandes aliados nas fases do Candy Crush. Uma vez que você aprende como fazê-los, é quase involuntário tentar criá-los sempre que possível.

Esses doces especiais — bomba colorida, doce embalado e doce listrado — podem ser criados dentro do próprio jogo, apesar de também serem dados como bônus em alguns momentos. Veja o que é necessário para fazer cada um deles e quais são os efeitos:

DoceComo fazerEfeito
Bomba coloridaCombine cinco doces da mesma cor em uma linha ou colunaAo ativar a bomba com outro doce, ela destruirá todos os doces dessa cor
Doce embaladoCombine cinco doces da mesma cor em um formato de L ou T no tabuleiroQuando ativado, o doce embalado destrói uma área de 3×3 ao redor de onde estava
Doce listradoCombine quatro doces da mesma corAo ser ativado, o doce listrado limpará uma coluna ou linha inteira.

Você também pode fazer combinações entre os especiais. Por exemplo, um doce embalado + doce listrado colorido cria um doce listrado gigante que limpa uma área de 3 × 3 na vertical e na horizontal.

Veja os efeitos de cada uma:

EspecialEfeito
Doce embalado + doce embaladoDoces ao redor serão explodidos numa área de 5×5 em volta
Doce embalado + doce listradoUm doce listrado gigante limpará uma área de 3×3 na vertical e na horizontal
Doce embalado + bomba coloridaTransforma todos os doces daquela cor em um doce embalado e ativa todas ao mesmo tempo
Bomba colorida + doce listradoTransforma todos os doces da cor do listrado em outros doces listrados
Bomba colorida + bomba coloridaDestrói todos os doces da tela
Doce listrado + doce listradoOs dois doces serão detonados, um na horizontal e outro na vertical

Também existem alguns boosters que não podem ser criados durante o jogo, como o Peixe de Gelatina e a Roda de Côco. Eles estarão automaticamente algumas fases e podem ser escolhidos antes de iniciar certos níveis.

3. Consiga boosters sem gastar dinheiro

Não é preciso gastar dinheiro real para conseguir boosters no Candy Crush. Você consegue ganhá-los em eventos e desafios dentro do próprio jogo, ou em bônus fixos como a roleta e o calendário de doces.

Para checar todos os eventos disponíveis, entre na tela principal do jogo e toque em “Eventos”, último ícone do menu superior. Algumas opções:

  • Caixa de Chocolates: você escolhe seu próprio desafio para a Chocolate Box. Caso selecione, por exemplo, o desafio de coletar um número x de doces, é possível coletá-los em níveis que você já jogou antes. Portanto, basta voltar em um nível mais fácil e jogá-lo várias vezes até cumprir o desafio. E o melhor: os doces entram na conta do desafio mesmo se você não vencer o nível. Depois que bater a meta, basta voltar ao evento da Caixa de Chocolate para ganhar os boosters.
  • Roleta: a roleta está presente há muito tempo no Candy Crush. Você pode rodá-la uma vez por dia para ganhar um booster. Eles são cumulativos, então vale entrar no jogo apenas para rodá-la, mesmo que você não queira jogar naquele dia.
  • Calendário de doces: Entre no jogo por sete dias consecutivos para ganhar um prêmio com vários boosters no sétimo dia. Você também recebe doces nos outros dias, mas o do último é o mais caprichado.
booster candy crush/reprodução
Como jogar Candy Crush (Imagem: Reprodução/Candy Crush)

4. Ganhe vidas ilimitadas

Cada nível perdido equivale a uma vida perdida. O jogo repõe uma vida a cada 30 minutos, mas existe um truque para ter vidas infinitas no jogo. É preciso alterar o horário do seu celular para algumas horas a frente — expliquei melhor sobre isso no tutorial para conseguir vidas ilimitadas no Candy Crush.

Também é possível pedir vidas aos amigos. Para isso, é preciso conectar o Candy Crush ao Facebook — o que recomendo fortemente, pois assim você não perderá o progresso no jogo caso troque de celular.

Toda vez que perde uma fase, o usuário pode comprar mais movimentos caso tenha barras de ouro suficientes. Dessa forma, é possível continuar o jogo e não perder uma vida. Essas barras podem te ajudar em fases difíceis, já que funcionam como moeda de troca. Saiba como ganhar barras de ouro no Candy Crush.

Como baixar e jogar Candy Crush no PC

Quer jogar Candy Crush no computador sem precisar usar o Facebook? Se você for usuário do Windows 10, é só baixar o app pela sua conta da Microsoft.

Agora você sabe o essencial de como jogar Candy Crush. Mãos à obra!

Com informações: TechBoomers

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Candy Crush Saga na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados