Como jogar Returnal [Guia para iniciantes]
Saiba como jogar Returnal e aprenda algumas dicas iniciais sobre como é o exclusivo de PS5

Returnal é um game exclusivo do PS5 e produzido pelo mesmo estúdio responsável por outros sucessos da Sony, o Housemarque. O título é um “roguelike”, ou seja, uma espécie de game com alto desafio e com mapas gerados aleatoriamente, que instigam o jogador a avançar sempre, enquanto lida com inimigos e outros obstáculos. Conheça algumas das principais dicas sobre como jogar Returnal:
Returnal (Imagem: Divulgação/Housemarque)
Até o momento, Returnal está disponível apenas no PS5. Ainda que a Sony tenha política de lançar games de nova geração também no PS4, não é o caso por aqui.
A empresa também tem lançado alguns de seus games exclusivos para PC, mas Returnal não foi contemplado com a decisão, até segunda ordem.
Por se tratar de um jogo de console, basta ter aparelho, um controle e comprar o jogo. Returnal é vendido em mídia física e digital. É possível comprar a caixinha com o disco – compatível apenas com o PS5 que tem leitor de Blu-ray – ou a edição digital na PSN – compatível com qualquer modelo do console.
O termo foi criado para se referir ao jogo de RPG Rogue (1980). A característica mantida do estilo de jogo é a criação de: dungeons, salas, encontros e acontecimentos de forma aleatória. Cada partida será diferente da anterior, mas a morte será sua companhia em todas elas.
Returnal no PS5 (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)
Rerturnal pega este conceito de roguelike e o coloca em uma ambientação futurista. Ainda existem “dungeons”, mas são mapas abertos em um planeta alienígena inóspito, ou aparentemente inóspito. Enquanto isso, a protagonista Selene.
Em Returnal você vai morrer. Muito. Não tenha medo de se arriscar. O jogo não tem savegame durante as fases e a protagonista retorna para o início quando morre ou quando o game é desligado, mas ela volta mais poderosa e acumulando habilidades, armas e pontos que colheu pelo caminho.
Assim, morrer em Returnal é apenas consequência de simplesmente avançar nas fases e não deve ser temido, mas explorado.
Pois é, como citei, o jogo não salva se você desligar no meio ou faltar luz. Não é possível nem mesmo deixar o PS5 em modo de descanso. Quando voltar a jogar, Selene estará de volta ao início do game – ainda que tenha mantido sua evolução.
A principal dica é saber quando voltar. Quando achar que tiver explorado o suficiente e consegue lidar melhor com as fases que já passou antes, saia do game ou simplesmente morra para salvar seu avanço já conquistado.
Uma das habilidades mais úteis de Selene é a corrida, ou avanço rápido, ou dash. Ele faz com que a personagem se impulsione para a frente em busca da próxima plataforma.
Por isso, tente treinar o dash sempre que puder. A habilidade pode ser um pouco difícil de se dominar e ainda mais de aprender, se você estiver em um combate intenso contra vários inimigos ao seu redor. Vale lembrar que o dash não é imediato um após um outro, há o tempo de descanso.
Nem todos os itens são permanentes. Alguns são consumíveis e podem ajudar a salvar a vida de Selene enquanto está na partida. Outros voltam com ela quando a personagem morre. Saiba diferenciar cada um deles.
Não há um segredo ou identificação exata para isso, mas a descrição de cada item te dá uma ideia aproximada se ele é ou não permanente. Assim, leia atentamente o que cada nova arma, frasco ou qualquer tipo de adicional coletado significa para a heroína.
De resto, tente sempre avançar com paciência e calma. Com boa estratégia e perseguindo o objetivo é possível terminar Returnal e se dar bem com algumas fases de treino.