Como jogar Street Fighter V [Guia para iniciantes]
Veja como jogar Street Fighter V e entenda como funcionam os V- Skills, V-Triggers e o novo V-Shift para mandar bem nas partidas

Street Fighter V foi lançado pela Capcom em 2016 e segue como um dos jogos de luta mais populares no mercado, recebendo novos conteúdos a cada temporada com as atualizações promovidas pela Capcom. Entre as novidades estão as mecânicas como V-Triggers e V-Skills, mas não se assuste, pois é possível se divertir jogando de um jeito mais casual. Por isso, veja como jogar Street Fighter V.
Ryu em Street Fighter V (Imagem: Reprodução/Capcom)
Street Fighter V foi lançado para PlayStation 4, Windows e pode ser jogado no PlayStation 5 via retrocompatibilidade. O game conta com muitas diferenças em relação ao seu predecessor, então mesmo para jogadores de longa data é necessário gastar um tempo no modo treino para entender as novidades. Contudo, vamos começar pelo básico.
Configurações mínimas | Configurações recomendadas | |
Sistema Operacional | WINDOWS®7 (versão 64 bits) | WINDOWS®7, 8, 8.1, 10 (versão 64 bits) |
Processador | Intel Core i3-4160 @ 3.60GHz | Intel Core i5-4690K @ 3.50GHz; AMD FX-9370 |
Memória | 6GB | 8GB |
Placa de vídeo | NVIDIA® GeForce® GTX 480, GTX 570, GTX 670, or higher | NVIDIA® GeForce® GTX 960; AMD Radeon R7 370 |
DirectX | 11 | 11 |
Existem muitos modos de jogos como o tradicional modo treino, mas vamos focar naqueles que podem gerar confusão.
Menu principal de Street Fighter V (Imagem: Reprodução / Capcom)
Modo Arcade — Foi inserido via atualização, após reclamações dos gamers. Funciona naquela forma tradicional. Escolha um personagem, vença todos os inimigos e veja o final do jogo.
Modo história — É dividido em: “General History”, em que todos os personagens do jogo base participam de uma trama que envolve um plano de M.Bison controlar a mente dos lutadores e dominar o mundo. Durante a campanha, você vai assumir vários personagens por curtos segmentos.
Para jogar o modo General History em Street Fighter V, você precisa baixar o capítulo extra chamado “A Shadow Falls” na PSN ou no Steam. Fiquem tranquilos, pois o conteúdo é gratuito.
No modo “Character History” você controla o personagem selecionado em uma sequência de lutas com outros lutadores. Esse modo conta fatos que se passam antes da história principal. É válido jogar para conhecer um pouco mais dos lutadores e ganhar um pouco de Fight Money.
Character history em Street Fighter V (Imagem: Reprodução/Capcom)
Modo Challenge — Aqui estão englobados os modos que envolvem desafios como “Trials” de cada personagem e também os desafios semanais gerados pelo game.
É aqui que o jogo faz sua diferença. Enquanto Street Fighter IV, tinha um sistema de vantagens todo baseado na mecânica de “Focus Attack”, Street Fighter V acabou com isso e criou mecânicas chamadas de V-Skills e V-Triggers.
V-Skills são movimentos únicos de cada personagem que são acionados após pressionar soco e chute médio. Esses movimentos podem ser utilizados para ações específicas. Por exemplo:
O V-Skill I de Ryu, permite aparar um golpe do inimigo, caso seja usado no momento certo. Ao aparar um golpe, o personagem não perde energia e ganha certa vantagem na hora de contra-atacar.
Após a atualização da quarta temporada, a Capcom inseriu um segundo V-Skill para cada personagem, com intuito aumentar o equilíbrio no jogo e criar ainda mais variações de estratégias. Contudo, não é possível jogar com dois V-Skills habilitados, é preciso definir um.
V-Triggers são habilidades especiais executadas pelos personagens. Eles podem ser acionados após a barra referente à habilidade ficar completa. Existem personagens que a barra é dividida em dois ou três níveis, tudo depende do recurso utilizado pelo personagem.
Personagens como G, após acionar um de seus V-Triggers ganha a possibilidade de todos os seus golpes especiais terem os efeitos melhorados. Enquanto Nash pode usar uma espécie de deslocamento rápido que permite aparecer nas costas ou acima do inimigo, esse movimento pode ser usado para confundir adversários e criar aberturas em suas defesas.
Nash em Street Fighter V (Imagem: Reprodução/Capcom)
Após a atualização da quinta temporada a Capcom adicionou uma mecânica chamada de “V-Shift”.
Ao apertar soco forte e chute médio, é possível sacrificar um nível da V-Gauge para executar uma esquiva para trás. O movimento garante alguns segundos de invencibilidade e permite um contra-ataque rápido. Algo útil naquelas situações em que o adversário está te pressionando muito.
Em Street Fighter V é possível ganhar dinheiro para comprar personagens. A moeda do game é chamada de “Fight Money” e pode ser ganha com ações como: subir de nível com personagens, jogar partidas online e terminar “modo Survival” com todos os lutadores.
Semanalmente o jogo libera desafios que também garantem uma quantia de “Fight Money”. Porém, não se anime muito, porque esses desafios semanais não pagam mais tanto dinheiro quanto no passado.
Configuração de controle em Street Fighter V (Imagem: Reprodução/Capcom)
Essa aqui é bem pessoal: eu não gosto da configuração padrão dos botões, em que os botões de soco e chute fortes acabam ficando nos gatilhos do controle, porque tira um pouco do tempo de reação em horas cruciais. Prefiro que os botões de ataque fortes fiquem nos botões triângulo e círculo.
Para fazer a mudança, entre no menu de pausa e acesse: “Controller setings”.
Essas foram dicas gerais para que você possa se ambientar no game. Vou deixar links para artigos que fizemos com dicas específicas de cada personagem, então divirtam-se.