Como jogar Tell me Why [Guia para iniciantes]
Decisões que afetam toda a história; saiba como jogar Tell me Why e embarque nessa trama complexa com temas difíceis

Divididos em episódios com lembranças de uma infância conturbada. Veja abaixo, como jogar Tell me Why e entenda as mecânicas deste jogo com temas muito delicados que irão envolver os jogadores em uma trama confusa sobre a memória de dois irmãos gêmeos. O game foi feito pela desenvolvedora Dontnod Entertainment e é exclusivo para Xbox e Windows 10.
Como jogar Tell me Why (Imagem: Dontnod Entertainment/Divulgação)
A primeira dica não se trata de como jogar em si, mas estar atento a quem poderá usufruir da história. Tell me Why a princípio não é cheio de violência explícita nem nada parecido, porém os temas abordados são extremamente delicados.
A não aceitação de uma mudança de gênero, problemas psiquiátricos graves, surtos psicóticos e assassinato, tudo apresentado pela experiência de duas crianças em suas memórias com o reencontro na vida adulta.
Caso o jogador tenha algum tipo de traumas envolvendo a família, ou alguns gatilhos com esse tipo de situação, não é aconselhável jogar. A experiência é visceral sobre os temas abordados na trama.
Jogo aborda temas sensíveis (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Como os estilos de jogos baseados em decisões ao longo da história, Tell me Why não é muito diferente de títulos como Man of Medan ou Life is Strange. O jogo remete à memória de acontecimentos do passado dos irmãos gêmeos.
Por esse motivo, as decisões do jogador irão influenciar diretamente sobre o que se trata a história, o fato passado concreto será definido ao longo da trama, baseado nas decisões do jogador. Por isso, fique atento às suas escolhas.
Escolhas afetam todo o enredo (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
É bem simples, jogue tendo em vista você na situação dos protagonistas. É muito fácil procurar gameplays que indicam as “melhores” decisões do jogo, mas isso acaba totalmente com a graça de gastar tempo jogando.
Pense assim, caso não goste de como a história se desenrolou, pode-se jogar novamente e fazer alterações, a graça está em ver as diversas formas que a mesma história pode ser contada. Não existe decisão errada, decisões são apenas decisões, mas sempre se deve arcar com as suas consequências.
Jogue novamente para alterar a história (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Em muitos momentos, o jogador controlando um dos personagens terá movimentação livre para andar nos cenários. Pode-se ir direto ao ponto de informação primário, mas a experiência de ler e observar tudo que está no seu entorno, pode ativar memórias, ajudando nas decisões.
Cada detalhe do cenário deve ser explorado (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Algumas das diversas opções do jogo são para observar um determinado item, ao olhar, o personagem tece comentários, mas não é o suficiente. Em alguns casos, pressionando o botão direcional para baixo, se faz uma leitura disponibilizada em caixa suspensa.
Com a tradução do áudio e das legendas para português, não há necessidade de deixar passar nenhum detalhe ou informação de determinado objeto. Leia com atenção.
Leitura facilita entendimento (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Como falamos anteriormente, Tell me Why é baseado nas memórias de fatos da infância dos gêmeos. Por esse motivo, em alguns locais as memórias parecem vivas e são compartilhadas pelos irmãos.
Ao se aproximar de uma região onde uma dessas memórias está disponível, o jogador perceberá alguns feixes de luz. Indo em direção a eles, pode-se apertar o gatilho direito (RT) para visualizá-las, enquanto segura o botão A para forçar a memória.
Após ser ativada, a memória começa a “rodar” como se fosse uma espécie de holograma, a movimentação continua livre enquanto está acontecendo a memória, lembre-se de continuar observando-a de frente para perceber todas as reações físicas, além da fala.
Memórias são suas maiores aliadas (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Com essas dicas é bem tranquilo jogar Tell me Why, lembrando que os temas abordados são densos e exigem tranquilidade para jogar. Caso o jogador não tenha nenhuma restrição sobre os temas abordados, será uma aventura visceral adentrar pelas memórias humanas traumáticas.
Página oficial: Tell me Why Game.