Você pode liberar espaço no WhatsApp ao acessar o menu “Gerenciar Armazenamento” nas configurações do aplicativo para celular Android e iPhone. O recurso permite excluir arquivos que estão ocupando espaço na biblioteca de mídia do mensageiro.
A ferramenta possibilita apagar fotos, vídeos e áudios enviados ou recebidos nas conversas no aplicativo de mensagens da Meta. Então, é possível filtrar por arquivos mais antigos ou que ocupam mais espaço de armazenamento.
A seguir, veja como excluir arquivos quando o WhatsApp estiver ocupando muito espaço.
Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular e acesse as configurações:
No iPhone (iOS): toque no ícone de engrenagem, no canto inferior direito da tela;
No Android: toque no ícone de três pontos, no canto superior direito, e selecione a opção “Configurações”.
2. Acesse o menu “Armazenamento e dados”
Toque em “Armazenamento e dados” para abrir o menu de gerenciamento de armazenamento e uso de dados do WhatsApp.
3. Toque em “Gerenciar armazenamento” do WhatsApp
Toque na opção “Gerenciar armazenamento” para acessar o menu com informações sobre o espaço usado e disponível para o WhatsApp no seu telefone. Você também verá os dados de armazenamento por conversas e canais.
4. Escolha uma conversa para gerenciar o armazenamento
Veja a lista de conversas, grupos ou canais que ocupam mais espaço de armazenamento com arquivos de mídia. Então, toque em um bate-papo para ver os itens que podem ser excluídos e liberar espaço no WhatsApp.
5. Abra a opção de filtro de arquivos da conversa
Toque no ícone de filtro para ordenar os arquivos da conversa:
No iPhone (iOS): toque no botão com setas para cima e para baixo, no canto inferior esquerdo;
No Android: toque no botão com três riscos no canto superior direito.
6. Selecione o filtro para os arquivos de mídia do WhatsApp
Escolha a ordem de exibição dos arquivos de mídia da conversa por:
Mais recentes: exibir fotos, vídeos e áudios compartilhados recentemente na conversa;
Mais antigo: mostrar os arquivos de mídia mais antigos do bate-papo;
Maior: apresentar os arquivos que consomem mais espaço de armazenamento.
Importante: o WhatsApp adota o filtro “Maior” por padrão, exibindo primeiro os arquivos que ocupam mais espaço de armazenamento.
7. Use o recurso para selecionar vários arquivos
Faça a seguinte ação para selecionar vários arquivos para excluir do armazenamento do WhatsApp:
No iPhone (iOS): toque em “Selecionar”, no canto superior direito;
No Android: segure o toque em cima de um arquivo para ativar o modo de seleção de itens.
8. Marque e apague os arquivos para limpar o WhatsApp
Realize os seguintes passos para selecionar e excluir os arquivos de mídia do WhatsApp:
No iPhone (iOS): toque em cima dos arquivos que você deseja apagar. Em seguida, toque no ícone de lixeira no canto inferior direito;
No Android: toque em cima dos itens que serão excluídos. Depois, toque no ícone de lixeira no canto superior direito.
9. Confirme a exclusão dos arquivos da conversa
Por fim, exclua os arquivos selecionados para limpar o WhatsApp:
No iPhone (iOS): toque na opção “Apagar itens”;
No Android: toque na opção “Apagar”.
O que posso fazer quando o armazenamento do WhatsApp estiver cheio?
Há algumas ações que você pode fazer quando o armazenamento do WhatsApp estiver cheio:
Apague mídias antigas: use o filtro “Mais Antigos” para encontrar e excluir fotos, vídeos e áudios que não são mais relevantes compartilhados em uma conversa;
Exclua arquivos grandes: verifique as mídias que mais ocupam espaço no app, como vídeos, e exclua os conteúdos que não são importantes;
Delete conversas antigas:apague conversas do WhatsApp com contatos que você não interage mais para liberar mais espaço de armazenamento;
Crie backups na nuvem: baixe as mídias importantes para o seu telefone e depois faça backup dos arquivos no iCloud (iPhone) ou no Google Drive (Android);
Limpe o cache do WhatsApp: os arquivos temporários do aplicativo também podem ocupar espaço. Limpe o cache para ganhar mais espaço de armazenamento.
Por que a opção de gerenciar armazenamento do WhatsApp não abre no meu celular?
O menu “Gerenciar armazenamento” do WhatsApp pode demorar para abrir quando há muitos arquivos de mídia nas suas conversas. Aguarde alguns minutos para que o app carregue tudo ou, se o problema persistir, tente reiniciar o seu celular ou limpar o cache.
É possível mudar o local de armazenamento do WhatsApp?
Não, o WhatsApp não oferece uma opção nativa para mudar o local de armazenamento. Todos os arquivos são salvos, por padrão, no armazenamento interno do dispositivo ou em backups na nuvem (iCloud ou Google Drive).
O que acontece ao limpar o armazenamento do WhatsApp?
Ao limpar o armazenamento do WhatsApp, você exclui as mídias (fotos, vídeos e áudios) relacionados às conversas. Essas mídias não poderão ser acessadas diretamente pelo app. Contudo, as cópias salvas na galeria do seu celular não serão deletadas.
De toda forma, é recomendado fazer backup do WhatsApp antes de limpar o armazenamento do mensageiro. Assim, você pode recuperar itens importantes que possam ter sido excluídos acidentalmente.
O que significam as opções “Maior que 5 MB” e “Encaminhado com frequência” no WhatsApp?
Ao acessar o menu “Gerenciar Armazenamento” no WhatsApp, você pode encontrar duas opções úteis para otimizar o espaço do aplicativo no celular:
Maior que 5 MB: essa opção lista todos os arquivos de mídia do WhatsApp cujo tamanho ultrapasse 5 MB. Esses são itens que podem estar ocupando significativamente o armazenamento do app;
Encaminhado com frequência: essa opção mostra os arquivos de mídia encaminhados para várias pessoas recentemente. Esses itens podem ser importantes, como informações relevantes, e por isso ficam em destaque.
Tem como impedir que mídias do WhatsApp sejam salvas automaticamente no celular?
Sim, dá para alterar as configurações para deixar de salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do telefone. Essa opção impede o download automático de mídias em conversas individuais ou em grupos, visando economizar espaço de armazenamento do app.
Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).
Victor Toledo
Analista de conteúdo
Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.